Unifeso - Da monitoria à docência: Professor Guilherme Alencar protagoniza campanha de Vestibular de Medicina 2023

16-09-2022

Atualizado em 12-04-2023

"A mola propulsora do conhecimento é o aluno”. A visão do Dr. Guilherme Alencar versa sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação de médicos pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). De estudante para professor do Unifeso, ele é a prova de como a força de vontade e determinação fazem alcançar grandes objetivos. E no caso dele, o sonho de cursar Medicina foi a força que o levou a passar por caminhos de amadurecimento e de crescimento, escrevendo uma história inspiradora e merecedora de ser compartilhada. Por isso, o professor Guilherme, junto com a Dra. Aline Tereza e a estudante Thais Lobo, é protagonista da campanha de Vestibular de Medicina do Unifeso de 2023.

Atualmente, além de professor do curso de Medicina, o Dr. Guilherme atua como anestesista no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO) e segue com planos para ingressar em outras especializações.

Mas os primeiros episódios desta história começaram com ele vindo do município de Magé estudar Enfermagem em Teresópolis, no Unifeso, dando os primeiros passos para a docência. “Desde o segundo período participei da monitoria. Com o tempo, a coordenação de Enfermagem observou que houve uma redução na reprovação de alunos na disciplina de anatomia, e isso aconteceu depois que eu e um colega entramos na monitoria. Quando nos formamos, este efeito positivo da monitoria resultou em um convite para nos tornarmos professores do curso de graduação de Enfermagem”, contou Dr. Guilherme, que, além da oportunidade, adquiriu grande aprendizado com a experiência. “A monitoria para mim é como se fosse um descobridor de talentos. Eu vencia qualquer timidez para estar ali. Ela é fundamental, e a pessoa que se propõe a ser monitora deve estudar para ter o conhecimento e auxiliar o próximo no aprendizado daquele conteúdo”, observou o professor.

O sonho de cursar Medicina estava cada vez mais perto para o Dr. Guilherme, que começou uma jornada desafiadora de dar aula para o curso de Enfermagem e cursar um pré-vestibular. Foi então que ele passou na prova e se tornou um MedTerê, iniciando a temporada mais importante da sua vida.

Organizando seus horários para conciliar a jornada de professor em Enfermagem e estudante de Medicina, ele conseguiu conquistar a sua segunda graduação, agora em Medicina, e se especializou em Anestesiologia pelo hospital Naval Macílio Dias. “Faria tudo de novo. Tudo dependia de mim e assim foi. Sempre falo aos meus alunos que eles estudam na melhor escola de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. Temos um hospital próprio, de fácil acesso, estamos em uma cidade segura. A exposição menor ao estresse é um tempo que se ganha para se dedicar mais aos estudos, até mesmo à atividade física, ou seja, à saúde física e mental para se ter um melhor rendimento. O fato de ser uma cidade pequena, nos faz criar novos laços de amizade, morar mais perto um do outro”, pontuou o professor Guilherme.

Ele também destaca como diferencial a tradição do Unifeso, “que tem grandes profissionais formados, além do conforto e da qualidade de vida. Tive a oportunidade de estudar no Rio, mas não me imaginava morando naquele caos. Além disso, aqui é tudo muito coerente. Estamos em uma cidade tranquila e temos o Hospital Próprio de Ensino, o HCTCO. Nos cenários de prática contamos com preceptores vinculados à Instituição que sabem quem é o aluno. Já em outros lugares não é bem assim".

O professor também ressalta o corpo docente capacitado e a infra de ponta. "Quando o estudante vem com boa vontade, ele vai ter todos os recursos necessários para conseguir a melhor formação. Nas enfermarias, os pacientes são colaborativos quando se sabe abordá-los, e contamos com equipamentos modernos para o melhor aprendizado”, garante o Dr. Guilherme.

Como professor, se tornou popular e carismático, recebendo dos estudantes, integrantes de liga acadêmica da Instituição, uma bela homenagem: o nome da Liga de Anestesiologia Professor Guilherme Alencar (LAPGA). Através dela, os alunos passam por processo seletivo para acompanhá-lo no plantão, ganhado certificação e dando a oportunidade dos membros da liga trabalharem também na produção científica.

Vestibular com as inscrições abertas

Em breve, uma nova turma iniciará a temporada mais importante de suas vidas no Unifeso. Quem quiser protagonizar uma bela carreira de sucesso, as inscrições para o Vestibular de Medicina estão abertas, para ingresso no segundo semestre de 2023. Os candidatos podem fazer o processo seletivo do vestibular e/ou optar pelo aproveitamento do resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).