Unifeso - Curso de Medicina recebe parecer de Curso Acreditado pelo CFM

Curso de Medicina recebe parecer de Curso Acreditado pelo CFM

17-11-2023

O ano de 2023 ganhou mais um marco para relembrar uma grande conquista do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), que recebeu o parecer de Curso Acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), através do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Acreditação significa o reconhecimento formal da qualidade de serviços oferecidos pelo Unifeso. Esse reconhecimento é baseado em avaliação padronizada por um organismo independente, que comprova que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e que tem competência para realizar o seu papel de modo eficaz e seguro.

A cerimônia de entrega do certificado de acreditação do Saeme-CFM para o Unifeso será no dia 30 de novembro, na sede do CFM, em Brasília/DF, momento para o qual está convidada a professora Simone Rodrigues, coordenadora do curso de Medicina do Unifeso. A certificação possibilita a realização de estágios em instituições internacionais aos estudantes e médicos formados.

O Saeme é um sistema reconhecido pela World Federation for Medical Education, instituição composta por seis federações de educação médica, uma de cada continente. A medida confere um selo de qualidade ao Saeme e o eleva à condição de único acreditador de escolas médicas brasileiras das quais deverão advir os egressos que desejem se submeter ao exame da Comissão Educacional para Médicos Graduados no Exterior.

O Unifeso passou pelo processo de acreditação, que compreende etapa de preenchimento on-line de questionário, análise dos dados por uma Comissão de Avaliação; e visita ao curso por uma equipe composta por avaliadores, sendo um avaliador discente. Em abril deste ano, o Unifeso recebeu esta comissão do CFM, que conheceu a infraestrutura da Instituição e ouviu estudantes e professores do curso.