Unifeso - Confira quais são os preparos necessários para a cirurgia bariátrica

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Confira quais são os preparos necessários para a cirurgia bariátrica

19-08-2022

É importante que o paciente elegível à cirurgia bariátrica inicie o novo estilo de vida já no pré-operatório, para que possa ter uma transição mais fácil e suave para o período pós-operatório, afinal, as modificações realizadas no trato gastrointestinal pelo procedimento requerem mudanças permanentes nos hábitos alimentares do paciente. Por isso, cada fase é necessária e obrigatória para que não haja problemas e complicações.

As consultas nutricionais que antecedem a cirurgia ajudarão o paciente a compreender a importância da alimentação balanceada de forma a evitar problemas no pós-operatório. Desta forma, os erros alimentares deverão ser corrigidos antes da cirurgia para que o paciente prepare o organismo para o momento cirúrgico e também para facilitar sua adesão aos novos hábitos alimentares após a cirurgia e para toda a vida. “O papel da Nutrição é importante em todas as fases do paciente clínico que fará a cirurgia bariátrica. Nossa função é estar ao lado do paciente e elaborar o melhor plano alimentar de acordo com a realidade dele, para que seja factível e para que ele consiga fazer as adaptações necessárias ao longo da vida”, explica Natália Boia, nutricionista do Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). 

Embora menos disseminado que o procedimento cirúrgico, o acompanhamento psicológico anterior e posterior às cirurgias bariátricas é fundamental para o sucesso deste tipo de intervenção. A participação do psicólogo no processo inicia-se logo após a indicação cirúrgica, quando é feita uma Avaliação Psicológica, através da qual o psicólogo consegue compreender e concluir o diagnóstico, fazer prognóstico, encaminhamentos, oferecer orientações e assim proporcionar possibilidades de crescimento, reflexão e preparação para as cirurgias bariátricas, não só para os pacientes, mas também para seus familiares e junto à equipe multidisciplinar. 

“Para que seja bem-sucedida, a cirurgia bariátrica demanda uma total mudança nos hábitos alimentares e na maneira como o paciente se relaciona com a comida. Já no pré-cirúrgico, faz-se necessário que ele aprenda a ganhar controle sobre os seus impulsos, não atacando a comida como forma de resolver ou compensar seus problemas emocionais. Deve entender, ainda, que o alimento não representa sua fonte única de prazer”, explica Ana Brasilio, psicóloga do Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HCTCO.

Outra etapa pré-cirúrgica é a avaliação clínica/endocrinológica inicial, essencial para rastrear possíveis doenças associadas à obesidade, doenças causadoras de obesidade e transtornos alimentares. Exames de pré-operatório iniciais serão avaliados e exames complementares adicionais serão solicitados caso seja evidenciada alguma anormalidade. Havendo necessidade de algum tratamento, mais consultas serão agendadas até a liberação para a cirurgia, com o máximo de segurança para o procedimento. “A endocrinologia é uma especialidade que trabalha com doenças metabólicas. Muita gente acha que uma pessoa é obesa só porque come muito, mas muitas vezes quando vamos investigar a condição do paciente mais a fundo encontramos uma doença hormonal, que são condições que pioram o aumento de peso”, explica a Dra. Cristina Fonseca, endocrinologista do Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HCTCO.

O hospital agora dispõe de um centro multidisciplinar e integrado, inédito em Teresópolis, destinado ao atendimento de pacientes obesos e/ou com doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, doença hepática gordurosa, entre outras. O novo Centro oferece uma série de especialidades, que poderão atender a variados casos e necessidades de cada paciente, dentre eles: cardiologia, endocrinologia, endoscopia, nutrição, psicologia e psiquiatria. 

A infraestrutura conta com instalações modernas e equipamentos para atender confortavelmente o paciente obeso. Para mais informações acesse: unifeso.edu.br/bariatrica/ ou ligue (21) 99650-6064.

Por Juliana Lila

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.