Unifeso - Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HCTCO realiza com sucesso primeira cirurgia

15-09-2022

O Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) realizou, no dia 14 de setembro, a primeira cirurgia bariátrica. A paciente Rosângela dos Reis Oliveira Reis, de 47 anos, recebeu alta no dia seguinte, após o procedimento, que durou uma hora e meia, ser realizado com sucesso.

A equipe cirúrgica foi composta pelos profissionais Dr. Leonardo Ferraz, coordenador do Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HCTCO, Dr. Eury Antônio Sabino e Dr. Fillipe Antas. Também participaram os anestesistas Dr. José Francisco Carbono e Dr. Leonardo da Costa Albuquerque.

“Foi o primeiro procedimento do novo Centro e correu tudo exatamente conforme o programado. A paciente teve alta após 24h de internação hospitalar e estamos bastante satisfeitos com nosso início”, disse o Dr. Leonardo.

A paciente é moradora de Itaboraí e escolheu o centro do HCTCO após muita pesquisa. “Há algum tempo eu queria fazer a cirurgia, então comecei a pesquisar lugares com credibilidade, afinal, não é uma decisão simples a ser tomada. Depois de pesquisar muito e de me informar com pessoas que já tinham feito cirurgias, uma amiga me convidou para vir almoçar em Teresópolis e eu vi o outdoor com a propaganda do Centro de Cirurgia Bariátrica. Mandei e-mail e comecei o contato. Viemos conhecer a estrutura do hospital e do Centro Médico e chegamos à conclusão de que eu faria o procedimento aqui. Passei por todos os exames e pelos profissionais da equipe: a psicóloga, a nutricionista, o cardiologista e a endocrinologista. Através dos exames, percebemos que a minha pressão estava alterada, descobri gordura no fígado e uma gastrite se desenvolvendo. Fiz alguns tratamentos e, num tempo recorde, dentro da minha perspectiva, a cirurgia foi marcada”, disse Rosângela, cuja primeira consulta aconteceu em 20 de julho.

Ela disse que achou muito interessante o fato de ter uma equipe multidisciplinar em um só lugar. “Eu venho de longe, então houve uma compreensão por parte da equipe para otimizar as minhas vindas e fazer o máximo de procedimentos possível em um só dia. Quando eu fui ao cardiologista, por exemplo, ele já sabia que eu tinha passado pelos outros profissionais da equipe, tinha acesso aos meus exames e pareceres. Isso foi um grande diferencial”, contou.

Rosângela estava bastante tranquila enquanto aguardava o momento do procedimento. “A equipe me passou bastante tranquilidade, entendi que o trabalho é sério, tudo foi muito transparente. É claro que sentimos um pouco de temor, afinal de contas, é uma mudança no estilo de vida. Nossa família estava precisando passar por isso, afinal, temos todos de nos alimentar melhor, e acredito que essa experiência vai nos ajudar muito”, concluiu.

O Centro de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HCTCO é um centro multidisciplinar e integrado, inédito em Teresópolis, destinado ao atendimento de pacientes obesos e/ou com doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, doença hepática gordurosa, entre outras. O novo Centro oferece uma série de especialidades, que poderão atender a variados casos e necessidades de cada paciente, dentre eles: cardiologia, endocrinologia, endoscopia, nutrição, psicologia e psiquiatria.

A infraestrutura conta com instalações modernas e equipamentos para atender confortavelmente o paciente obeso. Para mais informações acesse: unifeso.edu.br/bariatrica/ ou ligue (21) 99650-6064.