Unifeso - Centro Cultural Feso Pro Arte tem representante eleita no Conselho de Políticas Culturais para o biênio 2022-2024

27-05-2022

A professora Edenise da Silva Antas, diretora do Centro Cultural Feso Pro Arte, foi eleita como representante do Centro Cultural Feso Pro Arte no Conselho Municipal de Políticas Culturais, para o biênio 2022-2024. Ela foi contemplada com a vaga de suplente na categoria Entidades Culturais. A apresentação dos conselheiros aconteceu nesta quarta-feira, dia 25 de maio, no Teatro Municipal.

O processo eletivo para o Conselho de Políticas Culturais aconteceu em abril e contou com a participação efetiva de membros do Fórum de Cultura de Teresópolis e da Secretaria Municipal de Cultura. “Parabéns aos eleitos, que serão parte integrante do Conselho nestes dois anos e que irão desempenhar papel fundamental nos rumos das manifestações culturais em nosso município”, parabenizou a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão.

Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Políticas Culturais é um órgão colegiado, de caráter consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador. Tem como função auxiliar o poder executivo na formulação das políticas públicas municipais de cultura e acompanhar a execução de seus planos, programas e projetos.

Sobre a Feso Pro Arte

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), atuante no campo do Ensino Superior em Teresópolis desde 1970, encampou a Fundação Pro Arte Theodor Heuberger há 25 anos. Foi quando nasceu, então, o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP), que promove o desenvolvimento artístico e preserva a memória da extinta Fundação Heuberger. Ao longo destes anos de encampação, a Feso manteve, de forma ininterrupta, os investimentos na arte e na cultura.

O CCFP promove concertos, exposição de artes plásticas, festivais de literatura e música, além de cursos livres de artesanato, canto e teatro, ofertados pela sua Escola de Artes. Incluem-se, ainda, debates na área do cinema e da filosofia, salão de arquitetura, a manutenção de uma orquestra e de um centro de documentação e memória.

A importância de representar o Centro Cultural no Conselho é destacada pela nova empossada, na perspectiva de contribuir para a elaboração de políticas públicas, de iniciativas que sustentem o desenvolvimento da cultura no município e que tratem da diversidade cultural existente. “Outro aspecto importante a se buscar é no sentido de ampliarmos a parceria com outros instrumentos de cultura, na perspectiva de criar sinergia a capacidade de desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, onde o padrão de qualidade seja garantido e o compromisso com a formação de público também seja um princípio importante, considerando o nosso compromisso com as futuras gerações”, salientou a professora Edenise.

No circuito artístico cultural, ela enxerga em Teresópolis potenciais importantes, “no sentido de compreender que isso significa também o desenvolvimento de uma economia criativa, que agrega muito valor para desenvolvimento da cidade, gera emprego, muda mentalidades e expande uma compreensão de mundo a partir de diferentes leituras”.

A nova conselheira destaca que o Centro Cultural Feso Pro Arte tem dois grandes pilares, que são a Educação e Cultura, que sustentam o processo de formação de profissionais e de cidadãos numa perspectiva de enfrentar os grandes desafios da sociedade. “O tema da diversidade é extremamente relevante no sentido da gente construir políticas de desenvolvimento inclusivas e que seja de uma sociedade e de um mundo melhor para todos”, concluiu Edenise.