Unifeso - Audiências Simuladas preparam estudantes para atuação nos tribunais

Audiências Simuladas preparam estudantes para atuação nos tribunais

31-05-2022

De 30 de maio a 3 de junho os estudantes do 7º ao 10º períodos do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participam de uma série de audiências simuladas. O objetivo é proporcionar ao estudante a prática na participação de audiências complexas, preparando-o para atuação nas salas de audiência e nos tribunais.

A semana de audiências simuladas é uma atividade obrigatória para os estudantes do curso de Direito que iniciam o estágio. A programação inclui simulações dos foros Cível, de Família, Criminal e Trabalhista.

"Nossos estudantes participam, presencialmente, de uma audiência que simula um caso jurídico real, de acordo com a área de estágio em que estão inscritos. Na prática, eles vivenciam a postura de advogados, de juízes, de promotores, de testemunhas, de partes, de peritos, assim como procedimentos e condução ética e fidedigna dos atos processuais exigidos dos operadores de direito.

É um momento de culminância do estágio e traz para nossos alunos a noção vital de como é importante a aplicação das práticas jurídicas que vivenciam no NPJ", explica a professora professora Christiane Vaz Viana, supervisora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Unifeso.

Na atividade, os alunos são orientados pelos professores de estágio, munidos das peças físicas de um processo que confeccionaram ao longo do semestre. Eles simulam juntos, em um ambiente real, o mesmo procedimento que ocorre nos atos oficiais.