Unifeso - Acolhimento é uma das premissas do Nappa

Acolhimento é uma das premissas do Nappa

18-04-2022

O estudante, em seu processo de ingresso, de adaptação e de permanência no Ensino Superior, muitas vezes, precisa de auxílio e de acolhimento. Esta é a referência para o desenvolvimento de um trabalho amplo e multidisciplinar das equipes do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade, o Nappa, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

Trata-se de um setor de acolhimento, de informação, de orientação e de suporte para os estudantes da instituição. O Nappa é composto por pedagogas, fonoaudióloga e psicólogas, cujas trocas interprofissionais são constantes e fundamentais. “O acolhimento que prestamos é para que o estudante se sinta parte e não diferente. Ele precisa da acessibilidade e não da caridade. Então, o que fazemos aqui é tentar dar a ele todas as condições para que tenha acesso ao conhecimento, assim como os outros estudantes”, explica Nathalia Quintella, professora de Libras.

Acolher é atender as necessidades físicas e mentais dos estudantes. “Prestamos acolhimento, observando o tipo de mobiliário que o aluno está precisando, por exemplo. Temos uma estudante que precisa de uma cadeira diferente para que ela possa usar no laboratório de histologia. Todos os setores da instituição têm uma parceria muito boa, então, quando trazemos alguma questão, as pessoas se mobilizam para ajudar”, conta a professora Gicele Faissal, pedagoga responsável pelo Nappa.

Rosângela Pimentel Guimarães Crisostomo, pedagoga do Nappa, conta que, quando o estudante traz um laudo sobre a sua condição, é preparado um plano de atividade individualizado, renovado semestralmente, em que há estipuladas as atribuições do aluno e as atribuições do professor. “O curso toma ciência da condição e das necessidades do estudante. Tentamos estudar as adaptações necessárias para cada indivíduo, de forma que seja uma adaptação para a acessibilidade, mas não protecionista”, enfatiza Rosângela.

As psicólogas do Nappa, por sua vez, acolhem as questões referentes aos transtornos e à saúde mental, ou seja, fatos que mexem com a emoção dos estudantes. “Alguns estudantes apresentam crise de ansiedade por conta das provas. Então, oferecemos também a escuta das psicólogas para auxiliarem os estudantes nas dificuldades acadêmicas”, explica Rosângela.