Projeto Pedagógico de Curso - Ciências Contábeis

N° de páginas: 90

A criação, em 1975, do Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) mantido pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), resultou do constante envolvimento da mantenedora com as demandas da região, cujo desenvolvimento socioeconômico e cultural indicava a necessidade de expansão de cursos. O de Medicina, funcionando desde 1970, embora prestasse serviços à comunidade na área de saúde, atendia a uma clientela diversificada de alunos oriundos de diversos estados do Brasil, não oferecendo à população da região serviços educacionais efetivamente envolvidos com as carências educacionais que surgiam. A finalidade da FESO era buscar uma interação maior com a comunidade e assim implantou a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas (FACCE). O Curso foi concebido para atender a uma demanda da sociedade, já que o aumento do número de empresas comerciais na região requeria profissionais mais qualificados que pudessem agir como consultores e não meros calculadores de impostos.

No ano de 2015, o curso completou 40 anos de história. O comprometimento com a região, expresso na missão da FESO (PPPI, 2006, p. 3) de “Promover a educação, a ciência e a cultura, constituindo-se num pólo de desenvolvimento regional de modo a contribuir para a construção de uma sociedade justa, solidária e ética” tem sido respeitado ao longo das diferentes fases de transformação por que tem passado a instituição.

Atualmente, o curso de graduação em Ciências Contábeis integra o Centro de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Serra dos Órgãos, juntamente com os cursos de Administração, Direito e Pedagogia, cujas áreas de conhecimentos afins permitiram uma organização semelhante, facilitando a prática da interdisciplinaridade preconizada na missão institucional.

O Projeto Pedagógico se constitui na razão de ser do processo educativo, devendo estar em permanente atualização, garantindo que as transformações no cenário regional, nacional e mundial sejam trazidas para o curso, pois só assim manterá a qualidade de ensino. Daí a necessidade de estar sempre sendo analisado e repensado em face das diretrizes que devem ser tomadas de acordo com as avaliações internas (dentre elas o Teste de Progresso e a Avaliação de Desempenho Docente) e externas.

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Projeto Pedagógico de Curso - Ciências Contábeis EDIÇÃO COMPLETA