Em 2025, o Unifeso celebra com orgulho a 18ª edição do Prêmio de Produção Acadêmica, uma iniciativa criada em 2008 pelo então Conselho de Administração Superior, à época responsável pelas decisões estratégicas e pela supervisão geral da instituição. Desde então, o prêmio tem sido um potente instrumento de incentivo à pesquisa, consolidando o compromisso do Centro Universitário Serra dos Órgãos com sua missão institucional: “Promover a educação, a cultura, a ciência, a tecnologia e a inovação, constituindo-se num polo de desenvolvimento regional de modo a contribuir para a construção de uma sociedade justa, solidária e ética.” Ao longo desses 18 anos, o Unifeso tem reconhecido e valorizado a dedicação de seus autores, que, por meio de artigos publicados em periódicos relevantes, ampliam as fronteiras do conhecimento e reafirmam o papel social da nossa instituição. Este ano não é diferente. A coletânea que ora apresentamos reúne trabalhos diversos em temática e abordagem, mas unidos por um elo comum: o compromisso crítico com as dinâmicas sociais, educacionais e de saúde que impactam a vida em sociedade, sobretudo em contextos de vulnerabilidade. Iniciamos este percurso com o artigo “A educação em um contexto de vulnerabilidade social: contribuições teóricas a partir de diálogos com a juventude favelada da Maré-RJ”, que nos instiga a repensar o papel da escola e das políticas públicas em territórios marcados por desafios profundos, mas também por resistências potentes. Na sequência, “Pictogramas: uma estratégia de comunicação médico-paciente” destaca como a comunicação acessível pode transformar o cuidado em saúde, propondo o uso de pictogramas como ferramenta essencial para superar barreiras que afetam, sobretudo, populações com baixa escolaridade. O trabalho “Reporting completeness of nutrition and diet-related randomised controlled trials protocols: major limitations and features related to non-adherence to SPIRIT and TIDIER items” traz uma valiosa contribuição técnico-científica, ao apontar lacunas metodológicas em ensaios clínicos e sugerir caminhos para aprimorar a qualidade e a reprodutibilidade das pesquisas na área da nutrição. No campo da educação e da economia política, “Os bancos nos bancos da escola: o setor bancário na educação pública brasileira” apresenta uma análise contundente sobre a presença do setor financeiro no ambiente escolar e suas implicações para a formação cidadã. Já o artigo “Uma análise da implementação das políticas educacionais a partir do Conselho Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes” ilumina o papel dos conselhos municipais na mediação das políticas públicas, revelando tensões e avanços que marcam a gestão democrática da educação. Por fim, “Exploring maternal socio-demographic factors shaping children’s dietary patterns in Brazil: results from the 2019 National Health Survey” evidencia como as condições socioeconômicas maternas moldam os hábitos alimentares das crianças brasileiras desde cedo, convidando-nos a refletir sobre políticas que possam reduzir desigualdades desde a infância. Este conjunto de artigos forma um mosaico interdisciplinar, que costura saberes da educação, da saúde e das políticas públicas, reafirmando a potência do diálogo entre academia e sociedade. Que esta publicação inspire novas perguntas, novas pesquisas e novas inquietações. Que outros autores e autoras, ao conhecerem estas páginas, sintam-se motivados a submeter seus trabalhos nas próximas edições do nosso prêmio, contribuindo para que o Unifeso siga sendo um espaço pulsante de ciência, compromisso social e transformação. Boa leitura!