Medicina Narrativas: O Início da Jornada na MedTerê - Volume 1

Organizadores: Luiz Felipe Brandão Augusto, Mariana Beatriz Arcuri, Simone Rodrigues; Revisão Marina dos Santos Del-Secchi.
ISBN: 978-65-87357-75-1
N° de páginas: 73

O estudante recém-chegado a uma instituição de nível superior carrega consigo diversas particularidades, mas sobretudo, a curiosidade para desvelar os caminhos possíveis da profissão escolhida e a coragem de lançar-se às experiências de crescimento e aprendizagem.
Temos nesta publicação um olhar direcionado aos nossos estudantes do curso de Medicina do Unifeso que ingressaram no primeiro semestre de 2024, formando a turma 109. Quisemos conhecê-los mais a fundo e ouvir suas questões, percepções, sentimentos e reflexões para, de alguma maneira, apoiá-los nessa etapa de desenvolvimento.
Assim, dividimos as produções em dois capítulos: o primeiro que trata, majoritariamente, de experiências dos discentes em atividades concentradas nos espaços próprios do Unifeso; o segundo, os relatos dos estudantes que vivenciaram práticas em ambientes externos à instituição, no exercício da Medicina de campo.
O que se configurou consecutivamente nos presentes textos foi o que podemos entender como Medicina narrativa. Criada em 1990 pela médica estadunidense Rita Charon e pelo médico britânico Brian Hurmitz, esta visa estimular a sensibilidade de estudantes de Medicina, médicos e profissionais de saúde em geral à prática de assistência centrada no paciente. Ou seja, este profissional, a partir do ato de narrar, escrever ou falar, consegue desenvolver habilidades como o diálogo sincero, a empatia, atenção plena e escuta ativa que permitirão com que se aproximem de uma Medicina humanizada – tão fundamental diante do trabalho em saúde que exige cada vez mais integração de equipes multiprofissionais e interdisciplinares.
Neste material constatamos uma grande riqueza e potência de experiências que certamente marcaram a formação desses estudantes, protagonistas conscientes da suas trajetórias. As narrativas desses autores proporcionaram, por um lado, que pudessem refletir desde cedo sobre sua futura prática médica; por outro, carregam em si o potencial de trazer aos docentes do Unifeso informações importantes a respeito dos pensamentos e posicionamentos dos estudantes de Medicina no decorrer de sua formação.
Uma boa leitura a todos!

Luiz Felipe Brandão Augusto
Professor do Curso de Graduação em Medicina do Unifeso
Coordenador do Programa de Arte do Unifeso — PLAMC

TÍTULO ISBN TIPO AÇÃO
Medicina Narrativas: O Início da Jornada na MedTerê - Volume 1 978-65-87357-75-1 VOLUME 1