Unifeso - Unifeso promove inclusão de alunos com deficiência auditiva e oferece curso de Libras

23-09-2021

Em setembro celebramos o Dia Internacional da Língua de Sinais (23), o Dia Nacional do Surdo (26) e o Dia do Intérprete de Libras (30). As datas devem ser percebidas e valorizadas por todos que vivem em uma sociedade em que as diferenças têm ocupado espaços de visibilidade.

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) desenvolve um trabalho de atendimento e inclusão com estudantes surdos. Este apoio é oferecido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (Nappa), que constantemente repensa nas melhores formas de manter o processo de ensino e aprendizagem ativo e inclusivo.

Os alunos surdos do Unifeso recebem o acompanhamento de intérpretes de Libras, que os acompanham no período das aulas, e um Plano de Atendimento Individualizado, que é compartilhado pelo Nappa com os professores do aluno com deficiência auditiva. “Temos estudantes que precisam do nosso apoio e que têm a Língua de Sinais como sua primeira língua. É importante mostrarmos para a sociedade que o Unifeso, além de ser acessível, tem estudantes com deficiência auditiva que recebem todo o apoio necessário”, destaca a professora de Libras, Nathalia Quintella.

Ela lembra que a instituição de ensino também oferece o curso de Libras como disciplina optativa e como curso de extensão. Atualmente, a maioria dos alunos que buscam aprender a Língua Brasileira de Sinais é dos cursos da área da Saúde. “Os estudantes da Saúde estão percebendo a importância de conhecer essa língua para poder atender o paciente surdo com mais tranquilidade. Os alunos que procuram o nosso curso, além de uma melhoria de currículo, buscam uma melhoria de sociedade. É muito bacana perceber que ele estão desejando mais, querendo fazer a diferença”, destaca Nathalia.

Conheça mais sobre o trabalho do NAPPA

O NAPPA assiste todos os cursos do Unifeso e tem como referência o estudante em sua adaptação/inclusão ao Ensino Superior, além de toda a comunidade acadêmica. O setor disponibiliza o acompanhamento psicopedagógico e psicológico por encaminhamento ou demanda espontânea.