Unifeso - Terapia Ocupacional: Tecnologia Assistiva através das órteses

Terapia Ocupacional: Tecnologia Assistiva através das órteses

22-05-2024

A Tecnologia Assistida, segundo o Ministério Público, é capaz de garantir à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, autonomia e independência para uma melhor qualidade de vida e inclusão social. O terapeuta ocupacional, por sua vez, de acordo com cada caso, pode desenvolver uma órtese para auxiliar no tratamento, se necessário. “Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais trabalham diretamente com a fabricação e também com a reabilitação de pacientes que vão utilizar órteses. E no caso dos terapeutas ocupacionais, é um trabalho superimportante, principalmente para aqueles que têm deficiências em membros superiores”, disse Frederico Kochem, professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

A órtese é como uma peça ou aparelho de correção que tem como papel a promoção da função de membros comprometidos, fazendo parte da terapia assistiva, que diferente da prótese (componente artificial que supre necessidades e funções da pessoa acometida) não é uma adaptação, porém promove melhorias na função. “As órteses são equipamentos utilizados para auxiliar na função de alguém que, por algum motivo, tem deficiência. Pode ser uma pessoa que tenha sofrido, por exemplo, um AVE, o famoso derrame, ou uma pessoa que tenha sofrido um acidente, a órtese vai ajudar a manter, ou até preservar a função daquela pessoa que tenha sido prejudicada”, explicou Frederico.

Atualmente, o Terapeuta Ocupacional vem sendo cada vez mais procurado no mercado de trabalho. Com a demanda, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) vai abrir no próximo semestre a graduação de forma presencial no Campus Quinta do Paraíso, no bairro da Prata, em Teresópolis, com duração de 4 anos. Cerca de 90% da estrutura necessária para ofertar o curso está disponível nos campi. Os alunos terão acesso a cenários de prática extremamente capacitados, como os alunos da graduação em Fisioterapia.

Terapia Ocupacional

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), a Terapia Ocupacional é uma área do conhecimento voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras. O profissional pode atuar em hospitais, centros de reabilitação, instituições geriátricas, programas de atenção básica, domiciliar, escolas e clínicas especializadas, instituições de custódia, programas nas comunidades e em outras organizações que proveem serviços de prevenção e/ou reabilitação, contribuindo para a recuperação e adaptação do indivíduo em conjunto com os outros membros da equipe. “O Terapeuta Ocupacional trabalha com desempenho ocupacional, então ele trabalha muito atrelado à fisioterapia, especificamente, no retorno da função daquela pessoa, seja no lazer ou nas atividades de vida diária. Ele tem a função de integrar esse indivíduo na sociedade novamente”, mencionou a coordenadora de Fisioterapia Unifeso, Alba Fernandes.

Se interessou no curso de Terapia Ocupacional? Faça o seu cadastro aqui.

Por Paola Oliveira