Unifeso - Professor do curso de Medicina tem pesquisa sobre portal de saúde na atenção primária publicada pela BMC Medical Education

28-07-2021

Para a maioria das pessoas, a porta de entrada para muitos sistemas de saúde é a Atenção Primária (AP). Por isso, oferecer soluções para as demandas das comunidades atendidas exige o constante preparo de profissionais, principalmente médicos e alunos de graduação em Medicina.

E para tornar a Atenção Básica um cenário ainda mais interessante aos alunos, o professor José Roberto Bittencourt Costa, professor do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), junto com outros pesquisadores do  Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, desenvolveu a pesquisa “Uso de um portal de saúde baseado em evidências para melhorar o ensino e a aprendizagem na atenção primária: uma avaliação de  métodos mistos”, que foi publicada na BioMed Medicine, periódico da BioMed Central, uma organização britânica que agrega dezenas de periódicos e compartilha em tempo real, pesquisas de alta qualidade abertas a todos na área da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Medicina.

O estudo foi desenvolvido como parte da pesquisa de doutorado em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo - FIOCRUZ , do professor José Roberto, que também é o coordenador do Centro Médico do HCTCO. No estudo, ele apresenta uma análise e propostas de formas de aprimorar os processos de ensino e aprendizagem facilitados pelas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), a partir da utilização de portais eletrônicos com critérios de medicina baseada em evidências.

Segundo o professor, a inserção dos graduandos em Medicina no cenário da Atenção Básica ainda cria resistências, por isso a ideia inicial foi tornar este cenário mais atraente aos estudantes. “Posteriormente, acabamos estendendo essa pesquisa aos docentes a fim de verificar suas impressões de como otimizar a Atenção Básica no processo de ensino-aprendizagem aos alunos que ali perpassam”, conta o professor.

Como metodologia os autores realizaram um estudo qualitativo/quantitativo com alunos e professores de medicina da Atenção Primária (AP), por meio da aplicação de um questionário de perguntas abertas e fechadas em escolas de medicina, entre elas o Unifeso, a fim de identificar o que poderia melhorar no processo de ensino-aprendizagem nesse cenário, tendo sido a melhoria da  "capacitação do preceptor" apontada. Em uma segunda fase foram realizados encontros com alunos e seus instrutores durante seis meses envolvendo a utilização de Portais Eletrônicos como uma ferramenta para esse aperfeiçoamento e aplicando, então, novos questionários em escala Likert (escala para questionários, usada para medir posturas e opiniões em nuances mais aprofundadas) para pré e pós-avaliação.

Com o estudo, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a utilização de portais eletrônicos pode facilitar o ensino e a aprendizagem da UBSF e promover a saúde dos usuários.

Confira a publicação na íntegra aqui.