Unifeso - Ofesp faz concerto gratuito para a abertura da Temporada Sementes

Ofesp faz concerto gratuito para a abertura da Temporada Sementes

24-05-2023

A Orquestra Feso Pro Arte (Ofesp) anuncia uma série própria, que recebeu o nome de Temporada Sementes e acontecerá ao longo de 2023. O concerto de abertura será neste sábado, dia 27 de maio, às 20h, no Salão Nobre do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA). A retirada de ingresso gratuita pode ser feita com antecedência no centro cultural, no terceiro andar, ao longo da semana.

Desde 2019, quando foi criada, as apresentações da Ofesp aconteciam dentro da série Concertos de Gala. Porém, com a nova gestão do centro cultural e da orquestra e com o apoio dos patrocinadores Alterdata Software, Riocard Mais e Semove, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, a orquestra passou a dispor de uma programação própria.

“Agora temos uma orquestra profissional em Teresópolis, para a qual foi feito um processo seletivo rigoroso. Para estruturar a primeira temporada da Ofesp, pensamos em mostrar ao público que estamos começando algo novo e passando por reestruturação. Diante deste contexto, chegamos às sementes, pois o momento é de plantá-las, e estamos cultivando bons projetos, como o Música para a Juventude, que pretende formar a base cultural e artística de crianças e jovens de escolas públicas do município. Estamos plantando sementes nos corações das pessoas para o contato com a arte. E isso transforma a sociedade e dá a esses jovens uma perspectiva de futuro. Então a orquestra é a locomotiva para esse movimento, que envolve não só o projeto Música para a Juventude, mas também a parceria com a Escola de Música da UFRJ”, explica Leonardo Pinto, diretor Artístico da Ofesp. Junto com ele, na direção da orquestra, estão Denis Lopes, diretor Musical; Márcio Pombo, diretor Técnico; e Juliana Stacher, produtora.

A Temporada Sementes será muito diversa e apresentará ao público variados estilos musicais. A orquestra é composta por 30 músicos, mas está trabalhando em um modelo flexível, que possibilita que ela se molde à necessidade de cada concerto. A ideia é que o público conheça a orquestra em todas as suas possibilidades.

Para o concerto de abertura, o público conhecerá a base da formação de uma orquestra, que é a orquestra de cordas, composta por violino, violoncelo, viola e contrabaixo. Essa estrutura era muito comum na época das cortes europeias, quando, inicialmente, eram formados quartetos ou quintetos. “A programação para o concerto de abertura está riquíssima. Será uma apresentação de músicas clássicas, no sentido de que são muito tocadas, porém acessíveis, pois se trata DE um repertório agradável e fácil de ouvir. É uma estreia de temporada que representa bem o que é a Ofesp: uma orquestra variada e para todos”, detalha Leonardo, que também atua na orquestra como violinista e regente.

“Estamos em um momento de semear novas conquistas. Após longos debates e um diagnóstico do que deveríamos fazer para fortalecer o projeto da Ofesp, chegamos à abertura da Temporada Sementes, que nos conecta com aquilo de que somos fruto, de uma trajetória de um centro cultural que sempre preservou a formação e a qualidade de todas as atividades culturais e comunitárias desenvolvidas ao longo de anos de existência. Ver a orquestra com essa qualidade nos coloca como semeadores de futuros brilhantes também, pois queremos ser referência para crianças e adolescentes, queremos ser referência na cidade de qualidade, de inclusão e de democratização da cultura e da arte”, disse Edenise Antas, diretora do Centro Cultural Feso Pro Arte.

Programação:

Villa Lobos, H.

Bachianas Brasileiras N.4

I Prelúdio

Vivaldi, A.

Concerto para 2 Violinos em lá menor

I Allegro, II Largetto e spirittoso, III Allegro

Britten, B.

Simple Symphony

I Boisterous Bourée, II Playful Pizzicato, III Sentimental Saraband, IV Frolicsome Finale

Bloch, E.

Concerto Grosso N.1