Unifeso - Livro “A Filha de Onélia: a visão de uma mulher na contemporaneidade” é lançado no Centro Cultural Feso Pro Arte

17-03-2023

Março é o mês voltado às homenagens e comemorações ao Dia da Mulher. E o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) não poderia deixar uma questão tão relevante à sociedade passar em branco e, para 2023, programou diversas atividades voltadas ao tema (confira a programação de março). Entre os eventos, aconteceu, no dia 10 de março, o lançamento do livro A Filha de Onélia: a visão de uma mulher na contemporaneidade, de Aparecida Miranda. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário serra dos Órgãos (Unifeso), que assim como o centro cultural é mantido pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), a autora declarou ter ficado muito satisfeita por retornar à casa onde cursou sua primeira graduação e ter a oportunidade de reencontrar professores e amigos queridos. “Agradeço à professora Edenise Antas, diretora do CCFPA, pelo convite e a todos os colaboradores, que tornaram este momento inesquecível na minha vida”, disse.

Ela contou que a obra A Filha de Onélia “foi construída a partir da minha preocupação com a autonomia financeira, social, psicológica e intelectual da mulher contemporânea, do desejo de resgatar a autoestima da mulher por meio do amor-próprio, do conhecimento, da conscientização, do autocuidado e da autorresponsabilidade”. No livro, ela apresenta uma reflexão importante sobre temas sensíveis e necessários na atualidade, transitando por dois universos ricos, iniciando pela sua história de vida. “Com momentos de vulnerabilidade, de fé, de coragem, de resiliência e de muito amor, e o das reflexões sobre as inúmeras mudanças que se deram na sociedade contemporânea para a vivencia das mulheres”, completou a autora, que participou também de uma sessão de autógrafos e de uma Roda de Conversa, com a moderação do professor Paulo Sérgio de Oliveira.

E, para encantar o evento de lançamento, a noite contou também com a apresentação do Coral Feso Pro Arte. No encerramento, foi realizado um brinde o um sorteio de brinde em homenagem ao Dia da Mulher.