Unifeso - Jornada da Biomedicina 2024 aborda assuntos importantes e áreas em alta no mercado de trabalho

22-05-2024

Acadêmicos de todos os períodos de Biomedicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) de Teresópolis participaram da Jornada Acadêmica do curso durante três dias, no Campus Quinta do Paraíso, no bairro da Prata. Os temas abordados foram de grande importância para os futuros profissionais e de encontro com as áreas em alta no mercado de trabalho, como a estética.

No terceiro dia de encontro, a estudante do 6º período de Biomedicina, Ariene dos Santos, trouxe a palestra “A busca pela estética perfeita e seus impactos na saúde mental”, devido aos casos que chegam à clínica onde trabalha como Técnica em Estética. Ela abordou o assunto junto à psicóloga Pâmela Carla Brum, que discorreu sobre o olhar da psiquê. “A ideia do tema desta palestra surgiu há muitos anos em uma conversa entre mim e a Pâmela por causa de atendimentos do dia a dia, onde eu pedia opinião para ela de como agir em alguns casos. Porque nós não saímos da faculdade sabendo isso. Vamos aprendendo no dia a dia, nas dificuldades, nos acertos… E hoje, poder dividir esse conhecimento, que eu demorei muito a aprender, com pessoas que estão no começo na graduação, já dá um direcionamento”, disse a técnica. “A psicologia pode contribuir com qualquer área, porque toda área que tem um ser humano inserido tem uma questão emocional, uma questão psicológica e, em até alguns casos, um transtorno que pode aparecer”, completou a psicóloga Pâmela.

‌A palestra da dupla durou quase três horas. Os alunos ficaram totalmente envolvidos e atentos aos exemplos que foram apresentados. A acadêmica Priscila Figueiredo, do 5º período, acompanhou tudo das primeiras fileiras do auditório do prédio Alice Pereira Nunes. Para ela, o tema foi de encontro a assuntos que gosta. “Realmente neste ano está inspirando muito todos nós a áreas que não conhecíamos. A palestra sobre estética foi maravilhosa. Ela apresentou um outro âmbito. Eu gosto muito de neurologia, então amei a palestra de agora”, confessou a estudante.

‌Elaine Silveira, embaixadora do curso, esteve presente nos três dias de encontro. Ela relatou que a palestra “Imagens salvam vidas: atuação do Biomédico no diagnóstico por imagem, a fez abrir os olhos para essa área de atuação, que agora se tornou uma possibilidade, após a conclusão do curso. “Foram muito bacanas os três dias. Sensacional! Ver uma das áreas da Biomedicina, que é imagem, completamente diferente daquilo que eu imaginava, e como possibilidade de entrar nessa área que hoje é uma realidade para mim diante da palestra que estive presente nessa jornada, é incrível. A jornada trouxe para mim experiências incríveis e oportunidades que eu não imaginava ter, além de campos que eu posso atuar dentro da Biomedicina”.

‌De acordo com o coordenador do curso, Carlos Alfredo Cardoso, além das palestras da semana da Jornada de Biomedicina, os alunos participam de encontros recorrentes do “Café Científico”, criado em 2009 por um dos professores da instituição. Desde então foram mais de 300 cafés durante esses 15 anos. “Todos os anos nós temos vários visitantes diferentes, além disso, nós trabalhamos durante todo o ano com uma estratégica que nós chamamos de ‘Café Científico', que é um ciclo de palestras que acontecem periodicamente em que os estudantes acabam se acostumando a participarem desses eventos. E eles têm oportunidade de conhecer várias áreas da ciência”, disse Alfredo.

Por Paola Oliveira