CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Estudante de Engenharia entre os vencedores da Hacking.Help 2020, maior evento de tecnologia e negócios da América Latina 

10/06/2020 17:37:07

Em difíceis momentos de pandemia, o Hacking.Rio, evento que reúne empresas parceiras e voluntários da comunidade de tecnologia e educação, organizou o Hacking.Help Covid-19, um hackathon on-line e gratuito, criado para desenvolver e reunir soluções para os problemas que a sociedade enfrenta em decorrência da crise da Covid-19.

O estudante Lucas do Canto Mendes, do quinto período do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), embarcou nesta jornada desafiadora, juntando-se à equipe CactoFeature, formada por universitários de Pernambuco. O grupo desenvolveu um projeto para facilitar a informação e o direcionamento, de maneira simples, para pessoas que precisarem procurar atendimento em caso de suspeita de Covid-19. Trata-se de um aplicativo que ajuda a saber para onde ir em uma possível urgência por sintomas da doença. O app Click Leitos propõe informações, em tempo real, de locais de atendimento, podendo até traçar a rota para o hospital mais próximo, entre outras funcionalidades. O projeto ficou em terceiro lugar na categoria Saúde, entre mais de 300 equipes de seis países envolvidos no Hacking.Help 2020, realizado no penúltimo fim de semana de maio (dias 23 e 24).

“A felicidade de ficar entre os vencedores, em um evento com mais de 1.500 pessoas do Brasil todo, é algo que nunca vou esquecer. O evento foi um hackathon de 42h, buscando soluções para diversos setores afetados pela pandemia da Covid-19. Consegui entrar, de última hora, em uma equipe com três programadores incríveis de Pernambuco, que deram o sangue para fazer tudo em 42h, deixando-me como o responsável por toda a parte de negócio. Escolhemos a vertical de saúde, com o desafio de saber quais hospitais possuem leitos disponíveis, então criamos o Click Leitos”, explicou Lucas. 

Segundo ele, o projeto já está em fase final, terminando os últimos ajustes na parte de localização. “Os meninos são lá de Caruaru (PE) e conseguiram entrar em contato com a Secretaria de Saúde de lá, onde iniciaremos os testes. Se der tudo certo, vamos disponibilizar aqui em Teresópolis e em outras cidades”, aposta Lucas. 



Por Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.