As pilhas e baterias são largamente utilizadas no nosso cotidiano. Mas o descarte inadequado desses materiais contamina o solo, os corpos hídricos e, em casos de queima dos produtos, o ar. Essa contaminação deve-se aos produtos tóxicos utilizados em sua fabricação, como: cádmio, chumbo, mercúrio, manganês, cobre, níquel, lítio, cromo e zinco.
A contaminação pelos produtos tóxicos presentes nas pilhas e baterias podem causar várias doenças, tais como perda de memória; insuficiência renal crônica; inflamações dos pulmões; insuficiência cardíaca; distúrbios digestivos e danos nas articulações. Por isso, é importante fazer o descarte de pilhas e baterias apenas em pontos de coleta destinados para esse material, e nunca com os demais resíduos domésticos.
Enquanto não faz o descarte adequado, armazene as pilhas e baterias usadas em recipientes ou sacos plásticos para evitar o contato com possíveis vazamentos. O descarte correto evita os danos causados ao meio ambiente e à saúde humana e possibilita a reciclagem do material, além de gerar emprego e renda. O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) dispõe de recipientes adequados para o descarte desses materiais.
VII Semana do Meio Ambiente
O Unifeso, através da Sala Verde, preparou atividades para celebrar a VII Semana do Meio Ambiente, que acontecem até o dia 12 de junho. Confira mais informações aqui.
Por Juliana Lila