Já parou para pensar qual a importância do apoio dos pais nas decisões dos filhos? A segurança financeira com a profissão escolhida, ter bom diploma, constituir uma família e encontrar a felicidade são apenas alguns dos sonhos de pais para filhos. Fica então a pergunta: quais são as atitudes que podem contribuir para que estas metas sejam alcançadas?
Escutar, apoiar e incentivar contribuem de forma significativa para amadurecimento profissional de quem está dando os primeiros passos na carreira, para que metas virem realidade. No curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) não é difícil de encontrar estudantes que confirmam esse pressuposto. Lívia Arbuini, estudante do segundo período do curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), é uma delas: ela está realizando um sonho que vem desde a infância e sempre contou com o apoio dos pais. “Desde pequena decidi que seria médica, ainda sem entender muito do que se tratava a profissão. Com o tempo, passei por outro curso e descobri diversos aspectos com os quais me identificava, mas o desejo no meu coração sempre foi o mesmo: cursar Medicina”, conta.
Para isso, ela revela que sempre recebeu o apoio da família e de parentes próximos, o que a faz seguir esse caminho com muita dedicação e a incentiva a conquistar muitas coisas na vida. “Devido a isso, escolhi cursar medicina no Unifeso e continuar na cidade onde sempre morei, para que pudesse estar próxima das pessoas que representam para mim um alicerce. Não me arrependo de minha escolha, pois a instituição proporciona aos estudantes um ensino de qualidade, vivências práticas e um olhar atento ao atendimento humanizado”, conta.
Das disputadas provas de vestibular até as inúmeras especializações e atualizações que o médico faz após se formar, nenhum momento da trajetória de quem escolheu esta profissão é fácil, e Lívia hoje percebe que, apesar de todas as dificuldades, encontrou seu caminho. “Não digo isso me referindo apenas à minha própria realização, mas descobri através deste curso uma maneira de servir e me dedicar ao próximo. Cuidar da saúde das pessoas de forma humanizada e mantendo sua integridade representa para mim a grandeza e a beleza da profissão”, conta Lívia.
A sua mãe é a administradora de empresas Édina. Ela conta que enxerga a Medicina como uma profissão que exige muita dedicação com relação aos cuidados com o próximo, abrindo mão, muitas vezes, de momentos com a família e de seus lazeres. No entanto, Édina sempre imaginou e incentivou a filha a seguir esta carreira, “pois além de ela o dizer desde pequena, sempre foi um sonho meu também”. A mãe de Lívia ressalta ainda que “é extremamente importante apoiar as decisões dos filhos, para que eles sintam-se plenamente realizados em suas escolhas, o que os proporcionará felicidade e os tornarão profissionais mais motivados a exercer seu trabalho com amor e dedicação. "Vejo o Unifeso como uma excelente instituição para a formação dela, visto que possui estratégias que tornam o aprendizado mais efetivo de maneira leve, ainda que seja um curso tão árduo”, ressalta Édina.
Ainda há tempo de se tornar MedTerê
Para quem quer começar o curso de Medicina ainda neste ano, é bom saber que o Unifeso adotou novas datas para o Vestibular de Medicina 2020.2 e ampliou a chance de ingresso pelo Enem. Faça aqui a sua inscrição.
A extensão das datas previstas no cronograma do Vestibular de Medicina, para ingresso no segundo semestre de 2020, foi devido ao cenário de pandemia do novo coronavírus. Para o Vestibular, as inscrições foram estendidas para o dia 16 de julho, e a data da prova passou para o dia 26 de julho. Já para ingresso através do resultado obtido pelo candidato no Enem, serão aceitas, excepcionalmente, as notas do Enem das edições de 2009 a 2019, de forma a permitir que mais candidatos possam pleitear esse tipo de vaga. O prazo para o registro de interesse no aproveitamento do resultado do Enem também tem foi estendido, dando a oportunidade dos candidatos se inscreverem até 29 de junho. Saiba mais aqui.
Por Giovana Campos