12/05/2020 15:41:58
Está na conta de toda a população a adoção de medidas para a redução do consumo de energia elétrica. E durante o isolamento social, quando estamos passando mais tempo em casa, é uma boa hora de se pensar em algumas soluções para diminuir o consumo. O professor Heleno Miranda, coordenador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), aborda o assunto com algumas dicas, que podem evitar aquele susto quando chegarem as faturas, e ainda nos tornar mais conscientes como consumidores.
Ele nota que, devido à grande demanda de trabalho em home office, é de se esperar que o consumo de energia residencial se eleve, “então podemos minimizar essa situação procurando estabelecer o escritório de trabalho em um ambiente que possua uma boa iluminação natural, assim como ventilação também. Com isso não haverá necessidade de luzes acesas todo o tempo e nem ventiladores ou condicionadores de ar ligados. Parece pouco, mas ao longo do mês fará diferença”, sugere o professor.
Outra dica é utilizar lâmpadas econômicas e habituar-se a apagá-las sempre que não estiver em uso, mesmo que por poucos minutos. Heleno ainda lembra que os maiores vilões do consumo são condicionadores de ar, chuveiros e aquecedores de ferros de passar roupa, portanto, a utilização desses equipamentos deve se dar de forma o mais moderada possível. “Sempre que possível, utilizar esses equipamentos fora dos horários tradicionais de pico de consumo, pois assim a distribuição do consumo energético ao longo do dia tenderá a ser mais uniforme, reduzindo os picos de consumo e poupando todo o sistema”, reforça.
No fim deste mês, em 29 de maio, será o Dia Mundial da Energia Elétrica, uma boa oportunidade para refletir sobre o consumo consciente deste recurso. Lembrando que, quem estiver em casa, pode começar, a partir de hoje, a seguir estas dicas de consumo racional de energia elétrica. Dessa forma, até o fim do mês poderá comemorar a data com a consciência tranquila de quem faz a sua parte!
Saiba mais: Programa de Sustentabilidade Socioambiental traz em 2020 o tema Energia
Por Giovana Campos