CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Manter os estudos na pandemia é o caminho para crescer. Confira algumas dicas para se adaptar à nova rotina em casa

30/04/2020 11:14:15

O mundo está passando por uma situação de pandemia, vista antes só nos livros de história. Com a chegada da Covid-19, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é para que todos fiquem em casa. Com isso, instituições de ensino precisaram paralisar as aulas presenciais e se adaptar às aulas on-line como novo padrão.

Com isso, os estudantes também estão encarando um novo cenário, um desafio em que precisa de muita disciplina para superar este tempo de pandemia, sem prejudicar os estudos. 

Diante de tantas mudanças, o que não pode mudar é a vontade, daquele que busca o conhecimento, em se preparar para agarrar as melhores oportunidades, e o jeito ideal de fazer isso é por meio do estudo, que oferece toda a capacitação necessária.

Por isso que, mesmo em meio à pandemia, é tão importante manter os estudos. O investimento no aprendizado e na sua qualificação profissional sempre será um grande diferencial para o futuro.

O professor Paulo Sérgio de Oliveira, coordenador Pedagógico de Educação a Distância do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), dá dicas de como manter seus estudos em casa. 



Escolher um local adequado

Paulo sugere começar elegendo um local para desenvolver os estudos, que seja arejado, bem iluminado, minimamente silencioso e confortável. “Quando se está em um local inapropriado, a tendência é se cansar em pouco tempo”, alerta. 



Infraestrutura tecnológica

Estudar a distância exige um sinal de internet que funcione bem e equipamentos eletrônicos preparados. Para começar, um computador, notebook ou um tablet seria o ideal. “O celular ajuda, mas nem sempre é o suficiente”, aponta o professor, lembrando ainda que um fone de ouvido também pode ser um grande aliado para ajudar na concentração. 



Estabelecer horário

Esta é uma questão que varia muito de acordo com os compromissos que a pessoa já tem para conciliar com os seus estudos, ressalta o professor Paulo. Segundo ele, “o ideal é estabelecer, de acordo com suas obrigações, uma rotina, fazendo uma boa gestão do tempo e um cronograma de estudos para não se perder”. 



Organização dos conteúdos e atividades

O estudante está em casa e, de repente, liga o computador e se depara com diversos materiais disponíveis em diferentes formatos. E agora, por onde começar? A dica do professor é criar diferentes pastas nomeadas por disciplina, para que seja possível organizar todos os conteúdos recebidos, arquivos e também os material que for produzindo. “Dessa forma, você terá acesso rápido ao material didático e o controle do que está estudando”, aconselha. 



Compromisso com as atividades

Não adianta só ter a empolgação nos primeiros dias, tem que manter o cronograma de tarefas em dia, para evitar acumular trabalhos ou até perder pontos. A realização das atividades, como exercícios e tarefas, devem ser cumpridas. “É importante que se entregue todas as tarefas, afinal, isso será importante para a aprendizagem e para a composição da sua nota”, nota Paulo. 



Comunicação com docentes

As ferramentas de comunicação da plataforma, no caso do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, são canais muito importantes para o estudante tirar as dúvidas e ter acesso a informações relevantes que o professor acaba reiterando nestes espaços. “Use e abuse dessas ferramentas de comunicação. O estudante tem que entrar nos fóruns, mandar mensagens para o professor, participar das web conferências – que muitas vezes são feitas ao vivo. Isso ajuda no bom andamento dos estudos, pois o professor é uma peça fundamental nesse processo de aprendizagem”, afirma o professor. 

A estudante Mariana Savattone, do curso de Psicologia, conta que tem sido bastante metódica com os conteúdos pra conseguir dar conta de todas as tarefas em casa. “Anoto tudo o que tem em cada aula, a cada semana eu abro um papel com as aulas e coloco tudo o que tem pra ser feito, desde textos e vídeos pra serem vistos até os exercícios e os prazos. Depois, na minha agenda, vou organizando minhas tarefas diárias e as aulas on-line no Colaborate. Também coloco quais são as tarefas que precisam ser entregues no dia e, quando concluídas, sinalizo pra não acabar por esquecer alguma”, revela Mariana. 

Saiba mais:

Estudantes que tiverem dificuldades no acesso ao Ambiente Virtual podem seguir protocolos de auxílio

Dificuldade de acesso e navegação nos ambientes virtuais do Unifeso? Veja como proceder









Giovana Campos

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.