06/02/2026 16:13:47
Com o objetivo de ampliar a segurança e reforçar a cultura de prevenção em seus espaços, a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) está investindo na capacitação de colaboradores para a formação da Brigada de Incêndio Voluntária. A iniciativa, coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), visa preparar equipes para agir de forma preventiva e eficiente em situações de emergência, protegendo vidas e reduzindo riscos.
A primeira turma teve início em 2025 com colaboradores do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). Neste ano, novas turmas estão sendo formadas, ampliando o alcance da ação e consolidando a brigada nos campi do Unifeso. Os participantes recebem treinamento teórico e prático em prevenção e combate a incêndios, evacuação de ambientes, primeiros socorros e uso correto de extintores.
Segundo a engenheira de segurança do trabalho Maria Isabel de Oliveira Bugallo, esta é uma ação contínua. "Este é o segundo ano do projeto. Iniciamos em 2025 com colaboradores do HCTCO e, agora, estamos expandindo a formação. Até o momento, na Unidade Sede, 60 pessoas já se inscreveram, e ainda teremos a terceira turma para fecharmos um total de 90 brigadistas", explica. As atividades estão previstas para os dias 9 e 11 de março.
Mais do que atender a exigências legais, a formação da Brigada de Incêndio é vista como uma estratégia essencial de cuidado institucional. "A Segurança do Trabalho organiza essa formação por motivos que vão além da exigência normativa. Trata-se de uma ação estratégica para proteger vidas, reduzir riscos e fortalecer a cultura de prevenção dentro da instituição", reforça Maria Isabel.
A iniciativa está alinhada às normas brasileiras de segurança, como a NR-23 (Proteção Contra Incêndios), a ABNT NBR 14276/2006 e as Instruções Técnicas dos Corpos de Bombeiros, que orientam, inclusive, a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Para garantir a aptidão dos participantes, o treinamento contou com parceria da Medicina do Trabalho, responsável pela avaliação dos colaboradores, além do apoio das lideranças dos setores, que viabilizaram a liberação das equipes.
A atuação da brigada impacta diretamente a segurança de estudantes, professores, colaboradores, pacientes e visitantes, contribuindo tanto para a prevenção de riscos quanto para o combate inicial a princípios de incêndio e a evacuação organizada dos ambientes. A capacitação em primeiros socorros também garante resposta imediata em situações críticas, fortalecendo o cuidado coletivo.
A formação da Brigada de Incêndio integra um conjunto de ações contínuas desenvolvidas pelo SESMT, voltadas à gestão de riscos e à promoção da saúde e segurança no trabalho, reafirmando o compromisso da Feso com um ambiente institucional cada vez mais seguro.
Por Giovana Campos