08/12/2025 17:46:02
Na última sexta-feira, 5 de dezembro, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras. Todos os finalistas e vencedores receberam menção honrosa e premiação em dinheiro de acordo com cada categoria que envolveu estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos da instituição.
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos inovadores com potencial de introdução no mercado ou na instituição com características novas ou diferentes das já existentes, a edição deste ano bateu recorde de inscrições com mais de 300 trabalhos submetidos.
"Estimular o desenvolvimento de trabalhos inovadores é muito importante para o Unifeso porque em todos os editais do MEC todas as avaliações levam em consideração a inovação. Assim, a inovação institucional é sempre uma avaliação para obtermos a tão sonhada nota máxima.", disse a professora Roberta Amaral, responsável pela Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE).
A cerimônia de entrega ocorreu no Tribunal do Júri, às 19h. A premiação é uma realização do Unifeso e da DPPE, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).
Foram quatro categorias premiadas: funcionários técnico-administrativos, estudantes e docentes.
Os vencedores do Prêmio Unifeso de Incentivo a Ideias Inovadoras
Com entrega de certificado de participação, troféu e premiação financeira, os vencedores por categoria apresentaram seus trabalhos de forma individual durante cada etapa da premiação, no formato de pitch.
De acordo com a organização do prêmio, os trabalhos submetidos foram analisados por avaliadores externos.
Os vencedores da categoria "Funcionários técnico-administrativos" foram: em primeiro lugar, Louise Eller Nery Mury com o projeto "Integração da comunicação aumentativa em ambientes universitários e clínicos: um projeto para pessoas com necessidades complexas de comunicação"; em segundo lugar, Lucas Duarte de Souza Pinto, com "Sistema inteligente de gestão de desempenho e recompensa organizacional"; e em terceiro lugar, Martza Gomes Fonseca Albuquerque com o projeto "Cartas que conectam: um jogo de conversas sobre inclusão e convivência no ensino superior".
Na categoria "Estudantes" foram: em primeiro lugar, Gelison de Aguiar Gonçalves com o projeto "Plataforma personalizada de estudo com neurociência e IA"; em segundo lugar, Fabiano Henrique Silva de Oliveira com "Alnitak Vision AI"; e em terceiro lugar, Arthur Schimidt Dias Granito, Guilherme Matias Rezendo e Tiago Fernandes Leite com o projeto "Sistema de detecção de quedas para idosos com alerta automático via bluetooth".
E na categoria "Professores" os vencedores foram: em primeiro lugar, Cláudia Cristina Dias Granito Marques com o projeto "Saúde em imagens: sistema de comunicação por pictogramas"; em segundo lugar, Rodrigo Otávio do Canto Braga com "Plataforma integrada de gestão de projetos e monitoria acadêmica multidisciplinar"; e em terceiro lugar, Carlos Eduardo de Faria Cardoso com o projeto "Food-Lab: a cantina escola como um laboratório de experiências alimentares e empreendedoras".
Por: Raphael Branco