
13/11/2025 21:32:03
Diversos cursos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) receberam estrelas do Guia da Faculdade na mais recente avaliação, reafirmando a qualidade do ensino e o compromisso com a formação de excelência. Ciência da Computação, Psicologia, Medicina e Direito conquistaram quatro estrelas, conceito “muito bom”.
Medicina
Na área da saúde, o curso de Medicina reafirmou sua tradição de excelência, consolidada ao longo de mais de 50 anos de história. A professora Simone Rodrigues, coordenadora do curso, destaca que o resultado é fruto de uma infraestrutura de ponta e de uma proposta pedagógica sólida. “O curso de Medicina do Unifeso foi avaliado com quatro estrelas, e esse feito pode ser atribuído a vários diferenciais. Um deles é a infraestrutura que conta com salas de aulas adequadas para cada metodologia empregada e laboratórios que utilizam simuladores de alta fidelidade com tecnologia de ponta. Somado a isso, temos uma matriz curricular alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais, a realização de atividades práticas em hospital próprio de ensino e uma trajetória sólida na formação médica”, observou.
Psicologia
O curso de Psicologia também se destacou com quatro estrelas, resultado que, segundo o professor Bruno Campos, coordenador do curso, reflete o engajamento coletivo de docentes e estudantes. “Recebemos com muita alegria o resultado positivo do Guia da Faculdade, que reconhece o compromisso do curso de Psicologia do Unifeso com a formação ética, crítica e comprometida com as demandas da sociedade. Atribuímos essa boa avaliação a um conjunto de fatores que refletem o trabalho coletivo de docentes, estudantes e equipe técnica”, notou Bruno.
Entre os diferenciais, o professor destaca a integração entre teoria e prática desde os períodos iniciais, possibilitando ao estudante vivenciar experiências formativas em diferentes contextos, como clínicas-escola, instituições de saúde, escolas e organizações.
Direito
O curso de Direito, coordenado por Lucas Baffi, também alcançou o conceito “muito bom” na avaliação. “As avaliações internas e externas são muito importantes para o aprimoramento constante do nosso trabalho, e esses sucessivos resultados positivos envolvem diversos fatores. O curso de Direito do Unifeso possui uma matriz atualizada, que prepara o estudante para a vida profissional. A infraestrutura institucional e a qualificação docente são aspectos diferenciais e relevantes para a obtenção de tais resultados”, conta o coordenador.
Ciência da Computação
Para o professor Alberto Angonese, coordenador do curso, o resultado reflete o compromisso contínuo com a inovação e a formação integral dos estudantes. “A conquista do bom resultado no Guia da Faculdade corrobora a nota máxima (5) na avaliação do MEC. Tais resultados refletem o compromisso do curso de Ciência da Computação do Unifeso com a qualidade acadêmica, a inovação e a formação integral dos nossos estudantes. Esses resultados são fruto de um trabalho coletivo, sustentado por um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores com sólida experiência acadêmica e profissional, e por uma infraestrutura que é referência na região, com laboratórios modernos, ambientes de inovação e recursos tecnológicos de ponta”, apontou.
Alberto ressalta que o curso se destaca pela integração entre teoria e prática, por meio de projetos aplicados, Hackathons, parcerias com empresas de tecnologia e programas de formação complementar. “Nosso maior diferencial é o compromisso em proporcionar experiências de aprendizado significativas, que desenvolvem não apenas competências técnicas, mas também habilidades socioemocionais e empreendedoras. Acreditamos que a excelência conquistada é um reflexo da missão do Unifeso: oferecer uma formação de alto nível e preparar profissionais capazes de liderar transformações no mercado de trabalho e na sociedade”, conclui.
Os cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Medicina Veterinária e Biomedicina também foram agraciados, recebendo três estrelas na avaliação, o conceito considerado “bom”.
Como funciona a avaliação?
O Guia da Faculdade avalia anualmente mais de 11 mil cursos superiores em todo o Brasil, utilizando uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”. Nela, professores e coordenadores de outras instituições opinam sobre cursos de sua área de formação, analisando três critérios principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.
A pesquisa é conduzida pela equipe do Guia da Faculdade como um verdadeiro instituto de opinião, com a participação de mais de 6 mil avaliadores voluntários. Cada curso recebe notas de diferentes especialistas, que resultam em um conceito final representado por estrelas, variando de 1 a 5.
Por Giovana Campos