07/10/2025 15:26:57
No último sábado, 4 de outubro, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) testemunhou um momento único entre professores e jovens candidatos interessados em cursar Medicina na instituição, durante a primeira edição do “MedTerê Experience”.
O encontro contou com palestras, bate-papo entre responsáveis e docentes, atividades práticas nos laboratórios da graduação, além de visitas guiadas pelo campus sede e também no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).
Ao todo, participaram 95 pessoas, sendo 47 candidatos e 48 acompanhantes, que vieram tanto de Teresópolis quanto de outros municípios do estado, como das cidades do Rio de Janeiro, de Maricá e de Saquarema, que tiveram transporte oferecido pela instituição.
O principal objetivo do “MedTerê Experience” foi, como o próprio nome sugere, possibilitar uma imersão e vivência no dia a dia de um estudante de Medicina do Unifeso, com tudo que o centro universitário tem a oferecer de melhor para o crescimento acadêmico incluindo infraestrutura moderna, materiais de estudo com a tecnologia mais moderna do mercado, e ainda com professores altamente qualificados.
Recepção aos candidatos e acompanhantes
Para inaugurar o dia e apresentar o curso aos presentes, foi oferecido um café da manhã no foyer do Teatro Feso, com a presença da diretora Acadêmica das Ciências da Saúde, Mariana Arcuri; da coordenadora do curso, Simone Rodrigues; de docentes da graduação, além de equipes de outros setores do centro universitário.
Durante a fala de abertura, a professora Mariana Arcuri, destacou a relevância do ensino do Unifeso no estado do Rio de Janeiro. “Hoje é um dia muito importante para nós, em que a gente não só abre as portas para vocês, como também oferece uma amostra do que vocês vivenciarão durante os anos de estudo”, disse.
Em seguida, a professora e coordenadora do curso de Medicina, Simone Rodrigues, pontuou as principais conquistas do curso, dentre qualificações atribuídas por órgãos reguladores do Ensino Superior, como a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), nos anos de 2023 e 2025.
“Hoje é um dia de alegria em tê-los aqui para conhecerem o que é a Medicina em Teresópolis. Aqui no campus sede nós temos uma estrutura de ponta, onde vocês terão a oportunidade de conhecer os laboratórios que foram inaugurados em 2023. Essa infraestrutura foi completamente repaginada com tecnologia, sem contar o nosso hospital próprio de ensino, o HCTCO”, disse.
Tour guiado pelo campus sede
Enquanto os candidatos se preparavam para começar o dia de atividades práticas, equipes do setor “Abre Portas” do Unifeso – voltado a apresentar a instituição aos futuros alunos – realizaram um passeio pelos principais locais do centro universitário, como área de convivência, salas de aula, salas de monitoria, entre outros pontos que fazem parte da jornada acadêmica de um aluno MedTerê. Porém, foi durante a visita à Biblioteca Central do Unifeso que alguns acompanhantes se emocionaram.
Esse foi o caso de Janaína Ribeiro, moradora de Teresópolis, que se formou em Enfermagem pela instituição há 25 anos. “Eu estou muito encantada porque é muito emocionante retornar ao lugar onde eu me formei e ver a evolução desse espaço. É impressionante como melhorou, como evoluiu. O ambiente está tão agradável, tudo tão moderno, isso dá uma satisfação e alegria de saber que meu filho vai ter acesso a um ambiente tão bom”, contou.
Outro relato parecido foi o da Luciana Machado Neves, formada também em Enfermagem no ano de 2006. Grávida da filha na colação de grau, durante o tour ela se emocionou ao acompanhar a filha que sonha cursar Medicina na mesma instituição.
“Eu pude rever a universidade onde estudei e o Unifeso teve uma mudança completa em tecnologia. Agora com minha filha querendo fazer Medicina e se formar na mesma universidade que eu, é realmente muito emocionante tudo isso”, declarou ela.
Experiência prática em Medicina
Com jalecos usados pelos alunos de Medicina durante as aulas, os 47 candidatos dividiram-se em grupos a fim de participar de uma série de atividades práticas envolvendo diferentes laboratórios do Centro de Práticas Integradas da Saúde (CPIS).
Auxiliados por monitores e professores do curso, os jovens aprenderam técnicas básicas para o atendimento em primeiros socorros, paradas cardíacas, parto, sutura de feridas e outros procedimentos que marcam a vida de um futuro MedTerê.
Moradora de Niterói, a estudante Marina Moreira se sentiu empolgada durante o passeio nos corredores do CPIS. “A estrutura é muito boa. Eu não imaginava ser tão completa e tão nova, tudo preparado com muito cuidado. As salas são impecáveis e com materiais da melhor qualidade”, compartilhou.
Outra candidata MedTerê que também gostou da vivência prática foi Lorena Machado, filha da enfermeira Luciana, formada em 2006.
“Eu amei muito, senti aquele gostinho de Medicina e deu muita vontade de começar a estudar aqui. A atividade que eu mais gostei foi a simulação de uma parada cardíaca, pela sensação de um dia estar salvando a vida de alguém”, acrescentou.
Visita técnica ao HCTCO
Com um hospital próprio de ensino, o curso de Medicina do Unifeso se destaca ao oferecer para os estudantes acesso a profissionais já em atuação em diversas especialidades de atendimento clínico.
Um dos pontos altos do dia, a visita ao Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano chamou atenção dos candidatos que formaram fila para conhecer de perto o ambiente que atuarão durante a graduação como MedTerê.
Desta vez acompanhados dos responsáveis, que também se admiraram com a qualidade do hospital, o grupo foi recebido e orientado pelos médicos Dr. Robson Correa, coordenador da UTI, e pelo Dr. Filipe Antas, Cirurgião-Geral do HCTCO.
“Vocês vão aprender e vivenciar toda uma instituição e pessoas que cresceram pessoal e profissionalmente dentro dela, principalmente em nosso hospital. Ao longo dos anos, o HCTCO se desenvolveu, se modernizou e também muitos colegas médicos cresceram a partir do ensino do Unifeso”, comentou o Dr. Robson Correa durante apresentação no auditório da unidade hospitalar.
Vestibular MedTerê 2026
A aproximação entre interessados em cursar Medicina e o ensino oferecido pelo Unifeso, ocorre durante o período de Vestibular MedTerê 2026, que segue com inscrições abertas até o dia 13 de outubro pelo site https://medicinaunifeso.com.br/.
Ao todo são 144 vagas para ingresso nos dois semestres, sendo 72 vagas para cada período do próximo ano.
O curso de Medicina do Unifeso também oferece possibilidades de financiamento e crédito estudantil, tornando o sonho de ser médico(a) ainda mais acessível.
Por: Raphael Branco