CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Terapia Ocupacional do Unifeso desenvolve Tecnologia Assistiva em Laboratório de Projetos e Prototipagem (LPP)

29/09/2025 21:31:46

Voltado para a produção científica e aplicação de soluções reais à comunidade, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) possui o Laboratório de Projetos e Prototipagem (LPP), no campus Quinta do Paraíso. Vinculado ao curso de Ciência da Computação, o espaço integra diferentes cursos na criação de modelos 3D e outras técnicas que aliam teoria e prática.

Tendo como uma de suas principais características a multidisciplinariedade, o LPP atrai alunos para projetos de diferentes áreas acadêmicas. Coordenado pelo professor Rodrigo Otavio do Canto Braga, o Laboratório de Projetos e Prototipagem do Unifeso é um espaço de inovação, ensino, pesquisa e extensão que promove a criatividade e o desenvolvimento tecnológico.

“Assim, o LPP reafirma seu papel como catalisador de projetos interdisciplinares, fortalecendo a formação dos estudantes e gerando impacto direto na sociedade por meio de soluções criativas, sustentáveis e tecnologicamente avançadas”, disse ele.

Tecnologia Assistiva

No campo da Terapia Ocupacional (TO), o laboratório auxilia na criação e produção de projetos para acessibilidade às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Chamadas de tecnologias assistivas, esses materiais adaptados do dia a dia visam proporcionar maior autonomia, independência e qualidade de vida.

O uso dessa tecnologia, inclusive, é pautado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). No artigo 3º da Resolução nº 458, de 20 de novembro de 2015, está estabelecido que “o terapeuta ocupacional é o profissional competente para selecionar, indicar, treinar e acompanhar o uso de Tecnologia Assistiva que irá auxiliar o desempenho ocupacional, promovendo conforto físico e mental e favorecendo o engajamento nas Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs)”.

Produzidas por meio da modelagem 3D, as ferramentas podem ser utilizadas por crianças, adultos e idosos, tanto na escola quanto no trabalho ou até mesmo em casa.

“O objetivo do nosso projeto com o LPP do Unifeso é sermos capazes de produzir dispositivos facilitadores para pessoas com deficiência física e limitação funcional importante, dentro do contexto da atuação do terapeuta ocupacional”, explicou a coordenadora do curso de TO, professora Danielle Aprígio.

Visita técnica ao laboratório

No dia 16 de setembro, a coordenadora do curso de TO realizou uma visitação ao LPP, com o intuito de dar continuidade ao projeto de desenvolvimento desses materiais. Foram realizados registros da impressora Ultimaker 3 e capturas de imagens no software de fatiamento 3D.

A visita foi acompanhada pela aluna Hagata de Almeida Alves, embaixadora do curso em 2025, e atualmente no terceiro período. “Ter o apoio do LPP na produção dessas primeiras peças foi uma experiência muito relevante e enriquecedora. Participar disso, ver esse processo acontecendo e tomando forma, é algo que inspira e reforça ainda mais a relevância da nossa profissão na atividade prática”, comentou.

Por: Raphael Branco

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.