Na última quinta-feira, 18 de setembro, a comunidade acadêmica do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e sociedade de Teresópolis puderam participar de uma palestra com o ex-deputado estadual Nilton Salomão. A ocasião marcou o lançamento do livro “Educação Financeira: Por uma abordagem comportamental”.
O evento aconteceu no campus sede do centro acadêmico a partir das 19h, e contou com presença dos professores: Telma de Freitas, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis; Jucimar Secchin, coordenador de pesquisa e pós-graduação e Roberta Amaral, diretora da Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE).
Abrindo e encerrando o encontro, a professora Roberta Amaral destacou que a importância da educação financeira vai além das necessidades do dia a dia. “É necessário ter uma educação financeira para você também conquistar os seus sonhos e objetivos. E isso independe da idade, de modo que ter esse tipo de conhecimento torna possível alcançar esses sonhos de forma mais eficiente”, pontuou.
Durante sua apresentação, Nilton Salomão destacou a necessidade e importância de se falar sobre a educação financeira na vida não somente de adultos, mas também na de jovens e idosos. Na obra publicada pela Artêra Editorial, são tratadas diversas abordagens sobre hábitos saudáveis do cotidiano que promovem um presente e futuro de segurança para o indivíduo e seus familiares.
“O meu desejo é que nessa abordagem comportamental, as pessoas possam refletir em como agem com o dinheiro. Em como ocorre o processo de tomada de decisão para usar o dinheiro, para economizar, para investir”, contou.
Sobre o autor
Nilton Salomão é ex-deputado estadual e bacharel em Ciências Contábeis pelo Unifeso, onde também professor do centro universitário. Com pós-graduação em Métodos e Técnicas de Ensino, trabalhou também como concursado na Caixa Econômica Federal.
“Voltar ao Unifeso é um privilégio e uma honra. A universidade me formou e me permitiu ser monitor e em professor, posteriormente. Portanto, o Unifeso me preparou muito para a vida de um modo geral”, comentou após a palestra.
Por: Raphael Branco