04/08/2025 11:36:58
No final do primeiro semestre de 2025, 40 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participaram da terceira edição do Concurso de Luminárias, tradicional atividade em que os participantes contam com o desafio de produzirem peças originais utilizando madeira ou palha como a matéria-prima principal.
Sob orientação da professora Tatiane Pilar, a proposta faz parte da disciplina Conforto Ambiental II, que trata a integração entre teoria e prática através da criação de objetos que envolvem conceitos de eficiência luminosa, estética, sustentabilidade e experimentação com materiais naturais.
Os estudantes, divididos em 13 grupos, escolheram todos os materiais a serem utilizados em cada projeto e realizaram a montagem das luminárias, explorando jogos de luz e sombra, efeitos de difusão e também a valorização de soluções acessíveis.
De acordo com a professora da disciplina, a atividade segue a proposta pedagógica do curso, que busca aproximar os estudantes da experiência que vai desde o projeto até a construção das luminárias.
“O resultado do concurso foi uma exposição vibrante, que reuniu as peças no Laboratório de Conforto Ambiental, com direito à votação do público e muita troca de conhecimento entre alunos, professores e visitantes”, disse a professora Tatiane Pilar.
Votação entre o público
Segundo a professora Tatiane Pillar, o intuito da votação não é gerar uma competição entre os estudantes, mas sim promover o trabalho desenvolvido por cada um deles e também a interação entre a turma.
Expostos na sala de aula, as luminárias puderam ser vistas pelo público interno do centro universitário, incluindo colegas de outros cursos, familiares, profissionais do Unifeso e professores.
As votações ocorreram através de formulário on-line que obteve mais de mil respostas. Os projetos vencedores foram: Luminária Fragmento Solar, em primeiro lugar; Luminária Ipê Dourado, em segundo lugar; e Luminária Vortex, em terceiro lugar.
Por: Raphael Branco