10/04/2025 17:12:35
O artigo desta semana do Observatório Pluralidades, publicado pelo Núcleo de Direitos Humanos, aborda o Direito à Cidade sob uma perspectiva humanizada, em meio à crise provocada pelas fortes chuvas que atingiram recentemente a região serrana do Rio de Janeiro, com destaque para a cidade de Teresópolis.
Inicialmente programado para o mês de maio, o tema foi antecipado diante da calamidade que assolou o município no último final de semana, evidenciando a urgência do debate. Em seu texto, o professor Victor Claudio Gomes de Oliveira destaca como as enchentes e os deslizamentos revelam as fragilidades estruturais e sociais que comprometem o pleno exercício desse direito fundamental.
O Direito à Cidade, conforme discutido no artigo, vai além da moradia: envolve o acesso equitativo aos serviços públicos, infraestrutura urbana, segurança, mobilidade e participação cidadã. É uma reivindicação por uma vida urbana digna, segura e com qualidade – especialmente para as populações mais vulneráveis.
O artigo completo está disponível no Observatório Pluralidades, iniciativa do Núcleo de Direitos Humanos do Unifeso e pode ser acessado na página da Direção Acadêmica de Ciências Humanas e Tecnológicas (DACHT), no site do Unifeso.
Foto publicada no Diário de Teresópolis
Por Giovana Campos