13/03/2025 16:08:18
Atualizado em 13/03/2025 17:46:00
Estudantes do curso de Biomedicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) se destacaram ao participar de cursos de extensão durante o período das férias letivas. A oportunidade contribuiu para aumentar a experiência nas diferentes atividades dentro da área no meio acadêmico e mercado de trabalho.
De forma geral, os cursos são indicados pelos próprios professores da graduação, que reconhecem a importância dessas atividades na formação profissional de cada estudante.
“Desde o início da graduação, a coordenação do curso se empenha em capacitar seus alunos por meio de palestras no Café Científico, visitas técnicas, jornadas, seminários e congressos, promovendo a interação com diversos profissionais da área e proporcionando experiências enriquecedoras e transformadoras”, afirmou o professor e coordenador do curso, Carlos Alfredo.
Curso de extensão na USP
Aluno do quinto período, Caíke Lira Muci, realizou em janeiro deste ano o XX Curso de Verão em Bioquímica e Biologia Molecular, através da Universidade de São Paulo (USP). Em formato EAD, as aulas passaram por diversos temas como: identificação de parasitas sanguíneos; e extração e quantificação de carboidratos em materiais vegetais.
“Tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, apaixonadas pela área, e o mais importante, adquirir um conhecimento vasto e enriquecedor, complementando diversos conteúdos que vi na graduação, conteúdos que eu não imaginava que poderiam ser tão abrangentes”, contou.
Curso de extensão no INCA
Participar do curso no Instituto Nacional do Câncer (INCA) foi a realização de um sonho para a aluna do sétimo período, Debora de Souza Barcelos. Ela participou do XV Curso de Verão Pesquisa em Oncologia, onde teve aulas sobre Controle do Ciclo Celular, que trata de técnicas para a cultura de célular, western blot, microscopia de fluorescência e citometria de fluxo.
O curso de verão foi responsável pela identificação de Debora com a área de atuação e culminou no seu atual estágio de iniciação científica no laboratório de imunologia e biologia tumoral no Centro de Pesquisa e Inovação do INCA.
“É extremamente importante que nós alunos de graduação nos empenhemos em atividades extracurriculares como cursos de verão, pois o networking é fundamental para o desenvolvimento de nossa carreira profissional”, disse a estudante.
Curso de extensão na UFRJ
Quem também teve chance de aprender mais com essas atividades de verão foi a aluna Júlia Marassi Granito, que participou do IV Curso de Verão em Química Biológica, do Instituto de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ela conta que durante os encontros pôde aprender diversas técnicas e práticas de laboratório que aprofundaram o conhecimento já obtido no Unifeso, como dosagem e extração de proteínas.
Na reta final do curso, a estudante já se prepara para realizar a iniciação científica na instituição que realizou o curso de verão. “Quando passamos duas semanas, todos os dias indo ao laboratório, a gente acaba se apaixonando. Posso dizer que a oportunidade foi muito boa para mim porque agora tenho muitos contatos dentro do laboratório”, disse Júlia.
Por: Raphael Branco