20/02/2025 18:08:11
Entre os dias 8 e 9 de janeiro, membros da equipe de Urgência e Emergência do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) participaram de um evento organizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em São Paulo. O encontro reuniu hospitais que aderiram ao Projeto Lean nas Emergências.
Com o tema “GAPE – Gestão de Alta Performance em Urgência e Emergência do Projeto Lean nas Emergências”, o encontro, que durou todo um final de semana, contou com treinamentos imersivos às equipes de saúde, que foram desde simulações práticas e estudos de caso até discussões sobre como adaptar as estratégias estabelecidas pelo Projeto Lean às necessidades específicas de cada unidade hospitalar.
De acordo com Vitor Seiblitz, Supervisor da Urgência do HCTCO, o comparecimento da equipe no evento permitiu que ele e os colegas entendessem melhor os desafios e como aplicar soluções práticas adequadas para cada situação no dia a dia. “A participação no projeto representa um avanço na melhoria do atendimento, com gestão eficiente, maior agilidade e capacitação contínua das equipes, garantindo um serviço mais qualificado e humanizado”, comentou.
Além de Vitor estiveram presentes os seguintes profissionais: Adriana Coutinho, Diretora de Enfermagem; Renata Fernandes, Chefia Média da Urgência; Luana Gulinely, Enfermeira da Qualidade; e Lucas Azevedo, Enfermeiro da Urgência.
Juntando-se ao HCTCO, o encontro também reuniu hospitais de renome como o Hospital Sírio-Libanês e Hospital Israelita Albert Einstein.
HCTCO no Projeto Lean nas Emergências
O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) aderiu ao projeto em 2024, unindo-se a mais de 120 hospitais públicos e filantrópicos de todo o Brasil em uma rede colaborativa que busca reduzir a superlotação nas urgências e emergências.
Após serem indicados a participar do projeto, essas unidades hospitalares passam por um consenso a cada seis meses entre importantes representações tais como: Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Sobre o Projeto Lean nas Emergências
Esta forma de administração surgiu com a chamada Metodologia Lean, criada como um modelo de negócio pela indústria automobilística ainda na década de 1940. A finalidade deste processo é diminuir o desperdício de recursos em uma linha de produção para otimizar a qualidade e o valor de um produto entregue ao cliente final.
Atualmente, ela é usada por vários setores da Economia e, na área da Saúde, é chamada de Lean Healtcare. Implantada no meio hospitalar, o Lean busca identificar e tratar os seguintes desperdícios: longos períodos de espera, baixo giro de leitos, erros nos processos hospitalares, baixa qualidade no atendimento e demais problemas envolvendo as equipes.
Por: Raphael Branco