21/01/2025 18:38:41
Em busca de promover maior segurança aos alunos do Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso), anualmente, toda a equipe da escola é treinada em primeiros socorros com profissionais técnicos da área de segurança. A medida segue uma determinação legal a todas as unidades de ensino de Educação Básica, em vigor desde 2018.
O Ceso realiza o treinamento em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). No total, são dois treinamentos: um em noções básicas de primeiros socorros e outro em treinamento de combate a incêndios.
O principal objetivo dos treinamentos é promover conhecimentos à equipe escolar a fim de salvaguardar eventuais emergências que venham a ocorrer com alunos, e até mesmo entre professores e demais funcionários. Dentre as técnicas ensinadas estão manobras em caso de engasgo e massagem cardíaca.
Quanto ao treinamento de combate a incêndios, a escola simula uma evacuação junto a funcionários e alunos. Agentes do Corpo de Bombeiros vão em todas as salas apresentar as diretrizes a serem seguidas em casos de urgência, e seguidos pelos professores, os alunos se dirigem até uma área identificada como segura.
Para a diretora do Ceso, Roberta Franco de Moura Monteiro, a interação com os alunos é fundamental para o sucesso da atividade.
Conhecimento para fora da sala de aula
Não é somente no ambiente escolar que esse treinamento tem efeito nos momentos de necessidade. Na prática, tudo o que é ensinado aos alunos e funcionários serve também de auxílio onde quer que seja.
Um exemplo disso aconteceu com a diretora substituta do Ceso, Marcia Cristina Soares de Siqueira, que, ao caminhar pela cidade ajudou o desengasgo de uma estudante que passava mal. “A menina estava muito mal e eu não pensei duas vezes, fui até ela e fiz a manobra de desengasgo. Foi uma surpresa que algo aprendido para situações dentro da sala de aula fosse ser útil do lado de fora também”, contou.
Sobre a lei
A Lei Federal nº 13.722/2018 tornou pública a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Educação Básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
De acordo com a lei, deve haver a capacitação, calendários de formação, quantidade de profissionais envolvidos, kits de primeiros socorros, publicidade da certificação dos profissionais capacitados e protocolos de integração à rede de atenção de urgência e emergência da região, com estabelecimento de fluxo de encaminhamento para uma unidade de saúde de referência.
Por: Raphael Branco