09/12/2024 18:24:37
No último sábado, 7 de dezembro, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo passaram a tarde em uma atividade em equipe: a V Competição de Foguetes de Garrafa PET. O principal objetivo da aula prática é estimular os alunos a praticarem conceitos aprendidos em sala de aula, de uma forma divertida.
Participaram cerca de 40 estudantes do 4º período da graduação. Cada grupo ficou responsável por produzir os foguetes feitos de garrafa PET, testar os lançamentos e colocar em prática no dia da apresentação.
Responsável pela atividade, o professor Rosembergue Brasileiro da Rocha contou que o combustível que impulsiona os lançamentos consiste apenas em água e pressão; pressão esta que é aplicada na medida certa, conforme orientação dele. O evento também conta com auxílio do coordenador de laboratório, Thiago Câmara.
A competição de foguetes de garrafas PET oferece aos alunos de Arquitetura e Urbanismo uma oportunidade de aplicar conceitos como aerodinâmica, sustentabilidade e prototipagem, além de estimular criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas. “Utilizando materiais reutilizáveis, os alunos aprendem sobre planejamento, experimentação e inovação, competências fundamentais para desenvolver projetos arquitetônicos eficientes e sustentáveis”, contou o professor.
Os vencedores da competição
Com bandeiras espalhadas a certa distância no espaço aberto do campus, e com equipamentos de medição, cada foguete lançado foi medido e os campeões ficaram entre os lançamentos mais eficientes do dia. Está medição foi realizada pelos técnicos dos laboratórios do campus, Filipe Henrique de Ornelas, Giovani Ferreira Ceia e Rafael Soares.
O resultado da V Competição de Foguetes de Garrafa PET foi esta: primeiro colocado (130 metros); segundo colocado (90 metros); e terceiro colocado (89 metros).
“É muito gratificante contar com a participação dos alunos na competição de foguetes. Praticamente todas as turmas abraçam o desafio, e ver cada estudante aplicando na prática os conceitos é uma experiência incrível. Essa dedicação e envolvimento me trazem um profundo sentimento de dever cumprido como educador”, explicou o professor.
Por: Raphael Branco