CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Enfermagem no IX Confeso: discussões e ações sobre saúde, bullying e o uso de cigarros eletrônicos

24/10/2024 16:41:53

A IX edição do Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso (Confeso) para o curso de Enfermagem trouxe uma ampla gama de atividades, incluindo minicursos ministrados por sete ligas acadêmicas estudantis, além de exposições no Espaço de Convivência com temas importantes como a "Conscientização sobre Bullying" e "Doe Sangue e Vida". A programação contou com palestras e mesas-redondas que abordaram desde o valor do tempo até a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, o idadismo e seu impacto na saúde, além da carreira na enfermagem.

“Foram aprovados 33 trabalhos do curso de Enfermagem, sendo 10 trabalhos completos e 23 resumos simples. Foram três dias de muita aprendizagem e trocas ricas de conhecimentos!”, comemorou a professora Selma Vaz, coordenadora do curso.

Entre os destaques da programação, um minicurso organizado por ligas acadêmicas abordou os riscos à saúde associados ao consumo de cigarros eletrônicos (vape). O objetivo foi apresentar os malefícios desses dispositivos e as doenças que podem causar, visando conscientizar estudantes e profissionais da saúde sobre essa questão emergente, especialmente entre jovens e adultos.

Para discutir o tema, foram convidadas as palestrantes Janine de Carvalho Freitas e Luísa Aiglê Francisco Castilho.

Luísa Aiglê, farmacêutica, professora do curso de Medicina do Unifeso e coordenadora municipal do programa de tabagismo, destacou: "Estamos muito envolvidos nesse tema, especialmente porque os cigarros eletrônicos têm ganhado muito espaço, principalmente entre os jovens. É um tema urgente e relevante para a universidade. Temos observado em diversas literaturas o aumento do abuso dos dispositivos eletrônicos de fumo (DEF) e o crescimento do seu uso. Isso tem causado várias lesões, e como o tema é recente, muitas questões ainda estão em fase de estudo e construção. É um assunto de extrema importância, especialmente para os jovens, que são o público mais afetado."

A enfermeira Janine de Carvalho Freitas, da Estratégia de Saúde da Família da unidade do Rosário e preceptora dos alunos de Enfermagem, ressaltou a importância da interação dos alunos com o Congresso Acadêmico: "Estamos em contato com palestrantes e profissionais que, assim como nós, atuam diretamente com a comunidade. As drogas, de modo geral, estão muito presentes no ambiente universitário. Discutir e combater esses problemas, trazendo à tona os malefícios dos dispositivos eletrônicos para fumar, é essencial. Esses dispositivos são novos e muito atraentes para os jovens, mas há uma imagem errada disseminada, como se não afetassem a saúde, como se não contivessem nicotina – o que é uma mentira. Muitos jovens começam o uso de drogas através da nicotina desses dispositivos, evoluindo, em alguns casos, para o cigarro convencional, que pode ser uma porta de entrada para outras drogas. Mesmo que não seja, o cigarro por si só já é extremamente prejudicial."



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.