CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




IX Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso foca na Economia Azul

24/10/2024 13:12:01

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realiza, neste ano, entre os dias 22 e 24 de outubro, o IX Congresso Acadêmico-Científico, com o tema central “Economia Azul”. O evento busca promover uma visão crítica sobre a importância dos recursos hídricos e o cuidado com o meio ambiente, alinhando-se aos princípios da economia verde.

Um convite para a comunidade acadêmica ampliar a consciência sobre a gestão sustentável dos oceanos, mares, rios e bacias hidrográficas. “Dados recentes indicam que, se os oceanos fossem considerados uma nação, sua economia, que varia entre US$ 3 e 6 trilhões anuais, colocaria essa "nação" entre as mais ricas do mundo, ao lado das economias do G7’, destacou a professora Roberta Montello Amaral, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Unifeso.

Ao proferir a abertura do congresso, ela anunciou uma grande novidade de 2024, que é a publicação dos anais do Confeso simultaneamente ao evento. Quem quiser conferir, basta acessar https://www.unifeso.edu.br/editora/conteudo-pdf.php?pdf=58&c=anais .

Ela também citou outras iniciativas do setor para o fomento da pesquisa e da extensão. E também lembrou que em novembro vai ser celebrado o dia nacional da Amazônia Azul.

A abertura do evento contou com palestras de renomados especialistas. O primeiro palestrante de destaque foi Thauan Santos, economista com vasta experiência em economia azul. Thauan possui um doutorado em Planejamento Energético pela UFRJ e um pós-doutorado em Economia Azul na Califórnia. Atualmente, ele é professor adjunto na Escola de Guerra Naval e coordenador do Grupo Economia do Mar. Sua pesquisa abrange temas como governança do oceano e desenvolvimento sustentável, refletindo a interconexão entre economia e meio ambiente.

Ele tratou de uma temática bastante nova, que está na agenda global. “Eu venho atuando junto ao programa de pós-graduação em estudos marítimos da Escola de Guerra Naval, é o único programa de mestrado e doutorado do Brasil nessa área, e também em alguns fóruns internacionais, em particular na área da ONU dedicada à divisão de oceanos e assuntos relacionados ao mar. Então, vou trazer um pouco desse diagnóstico internacional também e, em seguida, apresentar um pouco os desafios em que estágio os brasileiros estão em relação a esta questão”, disse o palestrante.

A segunda convidada para palestrar foi Mariana Angonese, doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que trouxe a sua expertise em biodiversidade e biologia evolutiva. Com um histórico acadêmico que inclui pesquisas sobre a conectividade genética de corais no Atlântico Sul e o impacto das mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos, Mariana enriqueceu o debate sobre a importância da conservação marinha abordando o tema “Guardiões dos Mares: O papel vital dos recifes de coral na costa brasileira e para a economia azul”. “Apesar desta parte de economia ter conceitos que são muito novos, principalmente no Brasil, os ecossistemas que dão origem a isso são muito antigos. Então eu vou falar sobre o ecossistema marinho mais importante que existe, que são verdadeiros guardiões dos mares e desempenham um papel vital para a costa brasileira, que são os recifes de coral”, disse na abertura da sua fala.

O IX Congresso Acadêmico-Científico do Unifeso se propõe a ser um espaço de diálogo e aprendizado, fomentando a responsabilidade coletiva na proteção dos nossos recursos hídricos e promovendo práticas sustentáveis que beneficiarão as futuras gerações.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.