CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Centro Cirúrgico do HCTCO transmite procedimentos em tempo real a estudantes e residentes do Unifeso

22/10/2024 11:11:26

No último fim de semana, alunos de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e residentes do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) participaram de um evento em torno das videocirurgias realizadas na unidade hospitalar. Com profissionais da instituição e também do Rio de Janeiro, os procedimentos foram organizados pela Sociedade Brasileira de Videolaparoscopica, Robótica e Minimamente Invasiva (Sobracil).

A programação, que aconteceu entre os dias 18 e 19 de outubro, contou com a transmissão em tempo real dos seguintes procedimentos cirúrgicos: Hérnia Inguinal, Retossigmoidectomia, Colecistectomia, Bypass Gástrico e Cirurgia Pélvica (Endometriose).

Para o coordenador da Região Serrana da Sobracil e professor adjunto de Cirurgia Geral do HCTCO, Marcos Filgueiras, a jornada itinerante marcou uma etapa importante na qualificação dos futuros profissionais formados pela instituição. “Essa jornada acontece há cerca de 12 anos, e este é o segundo ano que trazemos cirurgias com transmissão ao vivo. Todas as cirurgias de médio e grande porte são realizadas por profissionais de Teresópolis, com participação de cirurgiões da capital do estado, no debate com presença dos estudantes”, explicou.

Durante todos os procedimentos cirúrgicos, equipamentos de alta resolução de imagem e som conectaram o centro cirúrgico com o auditório do HCTCO, onde mais de 60 alunos acompanhavam cada etapa, sendo informados in loco com possibilidade de perguntas e respostas dos envolvidos.

Com pretensão de se especializar em Neurocirurgia, a aluna do sexto período de Medicina, Suzana de Araújo, teve a oportunidade de vivenciar de perto o dia a dia da profissão. “Foi muito interessante participar desse evento porque nós dos períodos iniciais não temos tanto acesso ao ambiente cirúrgico, e essa é uma área que pretendo seguir. Estou muito empolgada com tudo o que vi até agora e pretendo continuar aprendendo mais”, declarou.

Porém, para os residentes que já atuam diariamente no centro cirúrgico do HCTCO, receber um encontro de profissionais especializados em videocirurgias, também chamadas de Laparoscopia, é uma oportunidade a mais para ganhar prática com a técnica minimamente invasiva.

“Observar em uma tela de alta resolução as cirurgias realizadas no centro cirúrgico possibilitam que todos os interessados em cirurgias presenciem o procedimento de forma bem mais próxima e com os moderadores comentando e dando dicas sobre como realizar cada processo da melhor forma possível”, comentou o residente do segundo ano da Cirurgia Geral, Andrés Ricardo.



Sobre as videocirurgias

Realizadas no Brasil desde os anos 1990, a técnica de cirurgia minimamente invasiva, chamada tecnicamente de Videolaparoscopia, permite a operação e melhor visualização dos órgãos internos do corpo humano para auxiliar tanto o profissional durante a cirurgia quanto o paciente a ela submetido.

Através de pequenas incisões na região abdominal para introdução de instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera, o laparoscópio, todo o procedimento pode ser acompanhado por um monitor com alta resolução de imagem.

O procedimento garante uma maior precisão cirúrgica assim como uma melhor recuperação pós-operatório do paciente, uma vez que possibilidade uma rápida volta às atividades habituais.

De acordo com o cirurgião proctologista e atual presidente do Sobracil, Dr. Leonardo Machado de Castro, apesar de toda a capacitação dentre os profissionais médicos do Brasil, ainda é baixo o número de videocirurgias realizadas em território nacional. “É muito importante para a formação dos alunos e do médico residente um evento como esse, para que eles tenham contato com este tipo de técnica e que ela também seja oferecida a pacientes do Sistema Único de Saúde”, afirmou.



Por: Raphael Branco

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.