CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Hospital das Clínicas de Teresópolis adere ao Projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde (MS)

02/10/2024 15:51:40

Atualizado em 02/10/2024 15:52:00

O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), começa a fazer parte do Projeto Lean nas Emergências, programa do Ministério da Saúde (MS). Com a implantação deste modelo de gestão, a unidade hospitalar poderá otimizar os atendimentos no Pronto-Socorro, além de melhorar o fluxo interno entre as equipes do hospital.

Sendo parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o projeto é executado de forma colaborativa pelo Hospital Moinhos de Vento, Hospital do Coração, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Sírio-Libanês, sendo este último sendo o responsável por implementar o programa junto ao HCTCO.

Desta forma, o HCTCO se une há mais de 120 hospitais públicos e filantrópicos de todo o Brasil em uma rede colaborativa que busca reduzir a superlotação nas urgências e emergências.



Indicação para participação no projeto

Os hospitais indicados para participar do Projeto Lean passam por um consenso a cada seis meses, entre importantes representações. São elas: Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).



Projeto Lean nas Emergências

Esta forma de administração surgiu com a chamada Metodologia Lean, criada como modelo de negócio pela indústria automobilística ainda na década de 1940. A finalidade desde processo é diminuir o desperdício de recursos em uma linha de produção para otimizar a qualidade e valor de um produto entregue ao cliente final.

Atualmente, ela é usada por vários setores da economia, e na área da saúde é chamada de Lean Healthcare. Implantada no meio hospitalar o Lean busca identificar e tratar os seguintes desperdícios: longos períodos de espera, baixo giro de leitos, erros nos processos, baixa qualidade no atendimento e demais problemas envolvendo as equipes e processos hospitalares.



Por: Raphael Branco

 

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