CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Primeira edição do CBC Itinerante no Unifeso é um sucesso e abre portas para novas possibilidades na Instituição

12/09/2024 18:43:07

Atualizado em 10/10/2024 18:00:00

No último dia 24 de agosto, Teresópolis recebeu a primeira edição do CBC Itinerante na cidade, com a presença de médicos, residentes, acadêmicos de medicina do Unifeso e de outras instituições, além de outros profissionais interessados em cirurgia. O evento, promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), contou com quase 100 inscritos, vindos de diversos municípios dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.



Visita dos gestores da Diretoria do CBC

O encontro também proporcionou a ilustre visita de integrantes do Diretório Nacional do CBC, incluindo o presidente nacional, Dr. Pedro Eder Portari Filho. Na sexta-feira, 23 de agosto, o grupo foi recebido pela Direção do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e percorreu as instalações da unidade durante toda a manhã. “Foi um momento muito interessante, pois não conhecíamos a importância do hospital. Todo renovado, o atendimento tanto no SUS quanto no setor privado nos deixou muito bem impressionados, desde o pronto-socorro à maternidade e os planos futuros do hospital”, observou Dr. o Pedro Portari.

À tarde, a comitiva encontrou-se com a coordenação do curso de Medicina e conheceu os espaços dedicados à área da Saúde do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), onde o CBC Itinerante foi sediado. “É um centro universitário com um crescimento exponencial dos ambientes de ensino, modernos, bem elaborados e muito funcionais,” avaliou o presidente do CBC. Ele ficou impressionado com a metodologia de ensino adotada pelo curso, destacando a abordagem da metodologia ativa. “Os auditórios com a metodologia ativa, laboratórios de anatomia, histologia e fisiologia estão muito bem montados e integrados ao currículo médico. A simplicidade e a eficiência das salas de aula também chamam a atenção, assim como as obras do novo auditório, que promete ser um teatro bem localizado e planejado. A estrutura atual do Unifeso é sólida, moderna e eficiente,” destacou.

O evento foi realizado em Teresópolis por iniciativa do Dr. Marcos Filgueiras, cirurgião geral com 40 anos de atuação no HCTCO e professor adjunto do Unifeso. Segundo ele, “a visita abriu portas para novas possibilidades na Instituição, como programas de pós-graduação, que serão discutidos entre os diretores do CBC, da Feso e do HCTCO, além de cursos para residentes com a chancela do CBC e parcerias com o HCTCO. Também foram abordados programas de residência do HCTCO com a chancela do CBC e a realização de novas jornadas e congressos”.

Durante sua visita ao Unifeso, o presidente da Diretoria do CBC revelou planos para nomear Teresópolis como a Regional Serrana do Colégio Brasileiro de Cirurgiões do Núcleo Central e estabelecer, para 2025, um programa regular de eventos ligados a essa Regional.



Sobre o Evento

“Foi uma programação extensa e diversificada, com a presença de palestrantes locais e de outras partes do Rio de Janeiro, trazendo grande expertise e trocas de informações valiosas”, avaliou o Dr. Pedro sobre o CBC Itinerante em Teresópolis.

O objetivo de promover a educação continuada, visando à atualização e à troca de conhecimentos entre profissionais da capital e do interior, foi alcançado, na visão do Dr. Marcos Filgueiras, que liderou o evento. Segundo ele, trazer profissionais experientes da capital para interagir com os cirurgiões locais foi essencial para promover a interiorização e ampliar a capilaridade do CBC com hospitais e centros de estudos do interior.

“O CBC é uma entidade cirúrgica da América Latina com cerca de 9 mil membros e parcerias internacionais, como com o Colégio Americano de Cirurgiões. Discutimos cuidados perioperatórios e a colaboração com equipes multiprofissionais. A educação continuada e a equipe multidisciplinar são essenciais, especialmente em um mundo globalizado,” enfatizou.

Como parte do programa de educação continuada do Núcleo Central do CBC, o encontro estimulou uma discussão interdisciplinar sobre casos complexos e controversos relacionados ao câncer gástrico e colorretal, cuidados perioperatórios e hérnias, cirurgias oncológicas e endócrinas, hérnias de parede abdominal, abdome agudo e trauma.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.