Aconteceu nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, a 300º reunião do Grupo de História da Medicina (GHM), no campus sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Neste encontro, professores e alunos de graduação discutiram diversos temas relacionados à história do próprio grupo e sua formação.
Coordenado pelo professor Daniel Hernandez, os participantes do GHM realizam pesquisas sobre a história da Medicina com aplicação de metodologias e pesquisa para trabalhos científicos, com objetivo de apresentá-los em eventos internos e externos no âmbito regional, nacional e até internacional.
“Essa reunião foi muito importante porque foi um marco de encontros ininterruptos, até mesmo durante a pandemia de Covid-19. Além de todo o processo de aprendizagem científica e histórica, nossos alunos também aprendem mais sobre a própria universidade e colaboram com a documentação desses arquivos históricos e muito importantes para todos nós”, afirmou o professor Daniel Hernandez.
O grupo existe desde 2011, é uma parceria entre o curso de Medicina do Unifeso, antiga Faculdade de Medicina de Teresópolis (FMT), e a Sociedade de História da Medicina. Ele conta com alunos do 1º ao 12º período de Medicina, porém é aberto para qualquer interessado no tema.
As reuniões ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30h.
Importância para a instituição
Devido ao caráter acadêmico e científico do grupo, os envolvidos contribuem também com a documentação histórica do Unifeso, através das pesquisas e documentações da vida e obra dos pioneiros da FMT.
Por: Raphael Branco