15/08/2024 16:09:26
Em junho, o professor Jucimar André Secchin, coordenador de Pós-Graduação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), e a estudante Maria Thereza Secchin receberam votos de congratulação pelo trabalho desenvolvido no Conselho Municipal de Educação (CME) de Teresópolis. Eles foram indicados pelo Unifeso para representar, respectivamente, as cadeiras de pai de estudante e estudante, e foram eleitos para o quadriênio 2024-2027.
O professor Jucimar destacou que os conselhos municipais de educação são essenciais na articulação e mediação das demandas educacionais com os gestores municipais, desempenhando funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora para as 94 escolas de Teresópolis.
“Os conselhos opinam sobre situações educacionais, orientando o governo, a sociedade e a comunidade escolar, e disciplinam a organização e o funcionamento do sistema municipal de ensino”, explicou o professor.
Para ser conselheiro, é necessário fazer parte de uma instituição associativa ou ONG com inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O professor Jucimar tem atuado como conselheiro na vaga de ‘representante pai de estudante’, participando de assembleias ordinárias e extraordinárias para apreciar e votar sobre aspectos normativos, consultivos e deliberativos.
Além do ensino fundamental, o CME de Teresópolis, em acordo com o Conselho Estadual de Educação, também contribui com demandas relativas ao ensino médio e superior. Maria Thereza Secchin, estudante de Direito no terceiro período do Unifeso, ocupa a vaga de ‘representante estudante’ e participa ativamente das assembleias, discutindo e decidindo sobre as demandas apresentadas. “Em ambos os casos, acreditamos que o Legislativo Municipal reconheceu a importância da nossa atuação no CME e concedeu a comenda de ‘Voto de Congratulação’ como um justo reconhecimento ao nosso trabalho em prol da comunidade de Teresópolis”, concluiu o professor Jucimar.
Por Giovana Campos