06/08/2024 16:45:15
Os programas de residência médica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), que incluem as áreas de Pediatria, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Medicina de Família e Comunidade, e Medicina Intensiva, passarão a ter o processo seletivo através do Exame Nacional de Residência (Enare). O Enare é organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV). A adesão da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), mantenedora do HCTCO, ao Enare visa otimizar a seleção dos residentes para esta unidade, que é referência em saúde na região e tem uma trajetória de excelência no ensino há quase 60 anos.
Podem participar médicos formados ou que estejam cursando o último semestre do curso de Medicina, com conclusão prevista até a data de início do programa ao qual estão concorrendo.
As inscrições para o Enare 2024/25 abrem no dia 7 de agosto e se encerram no dia 5 de setembro. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico exclusivamente pelo site oficial do exame. A inscrição será confirmada após o pagamento da taxa correspondente.
As provas ocorrerão no dia 20 de outubro em mais de 60 cidades do Brasil, incluindo todas as capitais e cidades estratégicas do interior. O processo seletivo do Enare é dividido em duas etapas, ambas eliminatórias e classificatórias. A primeira etapa consiste em uma prova objetiva, que representa 90% da nota final do candidato. Os restantes 10% são atribuídos com base na análise curricular, que pode incluir formação acadêmica, publicações e participação em eventos acadêmicos, entre outros.
No sistema de classificação do Enare, o candidato recebe sua nota na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema permanecerá aberto por um período determinado para que cada candidato registre sua escolha de local. Após a seleção da instituição, os candidatos classificados e convocados devem efetivar a matrícula na instituição escolhida, seguindo os procedimentos e prazos estabelecidos pelo Enare e pela instituição de residência.
Por Giovana Campos