02/08/2024 11:08:51
No mês de junho, a teoria foi colocada em prática no curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). A experiência ocorreu no Colégio Estadual Euclydes da Cunha, em uma atividade externa promovida pela disciplina Fundamentos de Jovens e Adultos, sob a orientação da professora Amanda Schutte.
O objetivo da atividade foi proporcionar aos futuros educadores a oportunidade de vivenciar a prática docente e promover a integração entre o conteúdo acadêmico e a realidade das escolas públicas. Para isso, foram elaborados e aplicados planos de aula focados em temas relevantes para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), como o Enem, cursos técnicos e o acesso às universidades privadas e públicas.
A aula, que abordou a importância da continuidade dos estudos, independentemente da idade, foi conduzida para quatro turmas do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) do Colégio. Aproximadamente 30 alunos participaram da atividade, que recebeu avaliações positivas e elogios quanto à atuação dos futuros professores.
A professora Amanda Schutte destacou a importância dessa experiência para a formação dos alunos do Unifeso: “Elaboramos um plano de aula e aplicamos para quatro turmas da EJA, com o tema central sobre a importância de continuar estudando. Este tipo de atividade é essencial para conectar nossos alunos com a realidade das escolas públicas e para o desenvolvimento de suas competências docentes”, explicou.
Para a professora Amanda, iniciativas como esta são fundamentais para que os alunos do Unifeso compreendam as dinâmicas da educação pública e aprimorem suas habilidades pedagógicas. “Acreditamos que este tipo de atividade, dialogando com a realidade das escolas públicas, é fundamental para formação dos nossos alunos do Unifeso”, concluiu.
Por Giovana Campos