31/07/2024 19:02:00
O fim de semana promete uma noite inesquecível para os amantes da boa música. No dia 3 de agosto, sábado, às 20h, o renomado violinista internacional Cármelo de Los Santos se apresentará pela primeira vez no Centro Cultural Feso Pro Arte, no evento que marca a estreia do artista na cidade e promete uma experiência musical memorável para o público. Os ingressos para os assentos, disponíveis no Sympla, estão esgotados, mas o evento estará de portas abertas para o público e com entrada gratuita.
O concerto apresentará um espetáculo que une as “Quatro Estações” de Vivaldi com as “Quatro Estações Portenhas” de Piazzolla, formando “As 8 Estações” - um programa executado pelas principais orquestras do mundo e que chega pela primeira vez a Teresópolis. Sob a direção do talentoso regente Leonardo Pinto, o público poderá vivenciar uma jornada musical única que retrata as estações do ano no estilo barroco de Vivaldi e a vibrante perspectiva dos portenhos de Piazzolla.
“É fascinante como as duas obras, apesar de abordarem o mesmo tema das estações, têm origens e estilos distintos”, explica Cármelo. “Vivaldi concebeu as suas quatro estações de forma coesa, enquanto Piazzolla começou com o Verão e, aos poucos, foi adicionando as outras estações, o que dá a cada uma delas uma identidade única”, explica o músico.
O convite para a apresentação em Teresópolis surgiu do ex-aluno de Carmelo, Leonardo Pinto, atual regente da Orquestra Feso Pro Arte. “Há tempo temos conversado sobre esse projeto, de fazer um concerto especial não só com as quatro estações de Vivaldi, que é um clássico, mas juntando também as quatro estações portenhas do Piazzolla, que são peças maravilhosas no estilo de tango argentino. Tenho certeza que esse concerto vai ser maravilhoso”, expressa sua empolgação o renomado violinista. Ansioso para conhecer a Feso Pro Arte pessoalmente, ele reconhece a importância do trabalho do centro cultural em passar conhecimento às futuras gerações através dos eventos e dos cursos de música.
Com uma carreira brilhante que inclui performances em toda a América Latina, Estados Unidos e Europa, Cármelo de los Santos é um nome respeitado no mundo da música. Desde cedo, com o apoio de seus pais – sua mãe, professora de música, e seu pai, um grande incentivador – Carmelo se destacou no violino, vencendo prêmios importantes e, atualmente, lecionando na Universidade do Novo México e atuando como spalla da Orquestra Filarmônica do Novo México.
Por Giovana Campos