O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) lança mais um relevante projeto de extensão, o Proteger Teresópolis Neurodiversidade. Coordenado pela professora Renata Lia e idealizado pela reitora Verônica Albuquerque, o projeto visa desenvolver ações e realizar um mapeamento abrangente sobre a neurodiversidade no município de Teresópolis.
A iniciativa tem como objetivo central fomentar o diálogo entre a sociedade e a academia, promovendo a troca de conhecimentos e a conscientização sobre as complexas questões sociais contemporâneas relacionadas à neurodiversidade. Para a professora Renata Lia, “é fundamental disseminar conhecimento científico, identificar demandas e contribuir para a promoção da saúde e percepção de riscos, além de desenvolver ações de suporte à comunidade”.
Segundo ela, a Neurodiversidade engloba uma variedade de condições neurológicas que vão além do Transtorno do Espectro Autista, refletindo uma necessidade crescente por informações precisas e estratégias inclusivas para apoiar indivíduos neurodivergentes. O projeto inclui a produção de artigos científicos, a divulgação de informações à população e a exploração das potencialidades desses indivíduos.
Os primeiros passos incluem a elaboração de diretrizes para mapear e atender às demandas específicas dos grupos neurodiversos de Teresópolis, adotando uma abordagem multidisciplinar e acolhedora.
O Proteger Teresópolis Neurodiversidade surge como continuidade aos projetos de extensão anteriores do Unifeso, como Proteger Teresópolis Motos, Proteger Teresópolis Rural, Proteger Teresópolis Defesa Civil e Proteger Teresópolis Patrimônio Cultural e Arquitetônico.
Por Giovana Campos