CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Comitiva do Passaporte Universitário de Maricá visita Unifeso de Teresópolis e tira dúvidas de estudantes bolsistas do programa

31/05/2024 12:02:34

Os alunos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) dos cursos de Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária participaram do encontro com a comitiva do programa de bolsas de estudo “Passaporte Universitário” (PU) do município de Maricá, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os mais de 150 estudantes vindos da cidade para cursar o ensino superior no Unifeso de Teresópolis, tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e sugerir possíveis mudanças a fim de mostrar à comissão as necessidades atuais dos bolsistas. “A equipe da visita está no programa há 5 anos, pelo menos, então conhecem as demandas dos estudantes, e vieram pela primeira vez conhecer o dia a dia de um estudante do Unifeso do PU Maricá. Eles conversaram com os estudantes e foi muito interessante, porque os acadêmicos trouxeram diversos assuntos específicos do Programa Universitário”, pontuou Luciana Nunes, Relações Institucionais do Unifeso



‌O encontro aconteceu no campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto. Muitos estudantes estavam presentes. “A nossa vinda até aqui é estreitar laços e estar junto com eles. O conhecimento é algo que ninguém nos tira, e hoje nós estamos aqui para lutar pelo conhecimento e crescimento de cada um. O encontro é para estarmos mais próximos e dar voz a eles”, disse Mara Dalila Martins, assessora do PU.



‌Passaporte Universitário foi criado pelo Governo Municipal de Maricá em 2019, com bolsas de estudos integrais em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em faculdades e universidades conveniadas, entre elas, o Unifeso. Hoje o programa já excede o número de 6 mil bolsas de estudos para os moradores da cidade. Alexandra Barros, do setor de administração do PU, se emocionou ao falar da grande oportunidade que os acadêmicos estão tendo de realizarem o sonho de se formarem. “O Unifeso é um sonho e vocês são merecedores. Nós sabemos o quanto lutaram para estarem aqui. Passaram no vestibular da própria universidade, passaram na inscrição do passaporte… Ficamos muito felizes de os coordenadores falarem tão bem de todos os alunos do passaporte”, e completou: “Esse programa é maravilhoso e eu sei que está transformando a vida de muitos aqui”.



‌Uma dessas vidas é a do Rodrigo de Assis, beneficiário do primeiro edital de bolsas do PU. Atualmente ele está cursando o 10º período de Medicina. Prestes a se formar, o sentimento é de muita gratidão. “Eu, particularmente, não conseguiria nem sonhar em pagar uma faculdade de Medicina particular. Não tem como retribuir o que eles estão fazendo. Modificou minha vida. Hoje eu sou muito grato e feliz pelo que vou fazer no futuro. É uma gratidão imensa, nem sei o que falar. Eu me formo no meio do ano de 2025. Se Deus quiser vai correr tudo bem, graças a minha família, a Maricá, a Deus. É um misto de medo, porque você lidar com a saúde do outro é algo que espanta. Já o sentimento de alegria é porque eu lutei por muito tempo para alcançar esse sonho, e estar tão perto de me formar me dá uma sensação de êxtase e gratidão pela oportunidade”, contou emocionado.



‌Além da Relações Institucionais do Unifeso, estiveram presentes o coordenador de Medicina, Carlos Eduardo Figueiredo e o coordenador do curso de Odontologia, Alexandre Suarez. “São 106 alunos do Passaporte Universitário de Maricá só no curso de Medicina, no curso de Odontologia são 53. Só para ter uma ideia, o curso de Medicina tem um pouco mais de 1100 alunos, então é quase 10% de alunos de Maricá. Isso transforma a instituição que passa a ter uma responsabilidade grande também na qualidade dessa contrapartida que vai transformar a cidade, numa relação de ganha ganha. Passaporte é aquele documento que nos permite ir, então, que nesse jogo de ganha ganha que eles possam ir muito longe e que esse longe inclua transformar a realidade de Maricá e transformar também o curso de medicina Unifeso para melhor”, disse o coordenador de Medicina.





Por Paola Oliveira




 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.