CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Alunos de pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial concluem especialização e nova turma começa as atividades em tempo integral

05/03/2024 18:25:32

Atualizado em 05/03/2024 18:26:00

Na última sexta-feira, dia primeiro de março, os alunos da pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial concluíram a especialização no Unifeso. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) foram apresentados no auditório III, do Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, em Teresópolis. A especialidade abrange desde diagnóstico de pequenas lesões bucais e dentárias, até o tratamento a nível hospitalar dos traumatismos, patologias e deformidades dento-faciais. Foram 36 meses, correspondendo há três anos de estudo integral, dedicado a mais de 8 horas por dia em treinamento intenso e aprofundado em nível ambulatorial e hospitalar, conduzidos em cirurgias e plantões, realizados em cenários de prática próprios e conveniados, como o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano e Caxias D’Or, por exemplo.



“Hoje a gente tem um curso muito sólido, com uma estrutura que ajuda muito. O principal fator é o hospital próprio, então a gente acaba não dependendo tanto da política do SUS como outros cursos formais às vezes vinculados ao MEC, que falta material, que tem problema na assistência e todo problema de estrutura que a gente sabe que tem. Então, esse é um grande diferencial da instituição. E o outro grande diferencial é o corpo docente, que diferente de outros locais que a pessoa que está ali com o estudante não é um professor e sim um funcionário da casa, aqui todo mundo é professor e tá ali pelo aluno”, disse Jonathan Ribeiro, coordenador da pós-graduação.



A Raissa Fares, aluna que concluiu a pós-graduação, reconheceu o potencial do curso e animou os novos estudantes. “A gente sempre entra com muita expectativa, e o que posso dizer a eles é que a expectativa vai ser cumprida porque aqui no programa eles terão acesso a tudo, não só a traumatologia, como a cirurgia ortognática, as patologias dos maxilares… Para mim foi um serviço completo”, concluiu a nova especialista.



‌Segundo o coordenador, todos os formandos que concluíram a especialização em 2024 estão atuando no mercado de trabalho nas áreas de formação. “A gente fica tranquilo que deu tudo certo, eles vão conseguir trabalhar, exercer a profissão, só que para os novos que ainda tem um caminho. Fica uma nova responsabilidade”, confessou o professor.





Os alunos que farão parte da nova turma integral do curso acompanharam a apresentação dos colegas para se familiarizar, além de conhecerem a estrutura do curso. Eduardo Guimarães, cirurgião-dentista e carioca, veio do Rio de Janeiro para se especializar no Unifeso, em Teresópolis, e está animado para dar início às atividades. “Não tinha como ser diferente. A faculdade e o hospital, mesmo sendo SUS e particular, consegue entregar um serviço de qualidade ao paciente, e também conseguimos realizar procedimento de qualidade, que é o diferencial da universidade, além dos professores que são muito bons”, contou o novo estudante.





Por Paola Oliveira


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.