19/01/2024 17:45:03
Representando a classe dos nutricionistas, formados e não formados, a coordenadora do curso de Nutrição do Unifeso, professora Natália Boia Soares Moreira, participou da audiência pública cujo tema foi “Segurança alimentar e a importância da criação do Consea Municipal e Caisan em Teresópolis”, realizada na Câmara Municipal de Teresópolis, no ano passado.
Em suas considerações, ela ressaltou a importância da articulação da Instituição de Ensino Superior, o Unifeso, e dos poderes legislativo e executivo de Teresópolis, “promovendo a interação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, buscando a transformação da realidade social”. Na ocasião, Natália também apresentou importantes dados que versam sobre a atual conjuntura da segurança alimentar em comunidades do município, no Brasil e no mundo, e sugeriu algumas iniciativas para amenizar a insegurança alimentar e nutricional no município.
Ela defendeu ainda a importância do papel do nutricionista, profissional preparado para desenvolver as atividades na área de alimentação e saúde coletiva, conforme resolução nº 600, de 25 de fevereiro de 2018, do Conselho Federal de Nutricionistas. “De acordo com a lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991, é obrigatória a participação de nutricionistas em equipes multidisciplinares, criadas por entidades públicas ou particulares, e destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar políticas, programas e cursos nos diversos níveis, pesquisas ou eventos de qualquer natureza, direta ou indiretamente, relacionados com a nutrição”, disse.
Na audiência, a coordenadora do graduação frisou que “no Unifeso temos trabalhado arduamente na formação de profissionais com excelência, e acreditamos plenamente no papel transformador que teremos com a participação dos nutricionistas em todas as áreas que envolvem a alimentação e a saúde coletiva”, destacou a coordenadora.
Venha estudar Nutrição no Unifeso
As inscrições para o Vestibular estão abertas e a boa notícia é que os novos matriculados neste primeiro semestre de 2024 terão bolsa de 50% para o curso todo. O ingresso pode ser por meio da nota do Enem ou Redação On-line.
Por Giovana Campos