13/10/2023 16:04:15
A médica-veterinária Alice Marqui demonstra que o tempo é valioso e não para de investir em conhecimento e capacitação. Ela se formou no início de 2019 pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Em seguida, realizou um estágio em Portugal e, no mesmo ano, ingressou no programa de mestrado na Universidade Federal Fluminense (UFF), na pós-graduação em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Origem Animal. No ano passado, defendeu sua dissertação intitulada "Processamento Tecnológico de Sardinha (Sardinella Brasilienses) Salgada e Defumada: Controle Bacteriológico, Estudo de Resistência a Antimicrobianos e Modelagem Matemática".
Atualmente, atua na área de pesquisa e participa do projeto "Desenvolvimento de pequenos produtores e inovação tecnológica em produtos cárneos" da FAPERJ, como bolsista no programa Pesquisador na Empresa. "A empresa é uma fábrica de linguiça artesanal. Este projeto é voltado especialmente para mestrandos e doutorandos, visando contribuir com as pequenas indústrias do estado do Rio de Janeiro. Além do trabalho de pesquisa, sou a responsável técnica da fábrica", compartilhou Alice.
De acordo com ela, o projeto foca nas indústrias, incentivando os pesquisadores a se envolverem com a pesquisa no setor privado, impulsionando, assim, o desenvolvimento do setor. "Durante a graduação no Unifeso, trabalhei com pescado no TCC e também na dissertação de mestrado. Agora, meu trabalho é com produtos cárneos. É um desafio estimulante e fascinante estar na área em que decidi atuar", observou a egressa do Unifeso.
Por Giovana Campos