CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Feso promove diversas ações para o Setembro Amarelo

28/09/2023 15:20:30

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) preparou uma série de atividades em homenagem ao Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

As atividades foram desenvolvidas por diversos setores, como a Gerência de Desenvolvimento em Recursos Humanos (GDRH); os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt); o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (Nappa) e o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). Estudantes, docentes, funcionários técnico-administrativos e usuários da Clínica-Escola de Fisioterapia puderam vivenciar ações de conscientização sobre a importância da saúde mental. Foram feitas palestras sobre Saúde Mental e sobre Assédio moral, oficina de relaxamento e dança livre, ginástica laboral, atendimentos psicoterapêuticos individualizados, distribuição de bombons, de flores e de balões, Lixeira dos Medos e Árvore da Gentileza.



As ações aconteceram nos dois campi, no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), no Centro Médico do HCTCO e no Centro Cultural Feso Pro Arte. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), promovida pela GDRH e pelo Sesmt, aconteceu de 18 a 22 de setembro e teve como tema o Setembro Amarelo. “As ações da Sipat/Setembro Amarelo foram pensadas com o objetivo de debater, de forma urgente e sem tabus, a questão do sofrimento mental e a prevenção ao suicídio, além de mostrar que as práticas de autocuidado são fundamentais para a promoção da saúde. Para que as ações pudessem acontecer, contamos com parcerias essenciais. O Gruda nos presenteou com técnicas de relaxamento corporal; o curso de Educação Física levou a todas as unidades a ginastica laboral; o Dr. Fillipe Ponciano, diretor jurídico, ministrou uma palestra sobre um tema muito importante e delicado; os professores Danillo Benitez e Ana Cloe, do curso de Psicologia, falaram um pouco sobre a saúde mental e a importância da rede de apoio, e também os colaboradores da GDRH, que trabalharam para essa semana acontecer”, disse Thaiz Ferraz, assistente de Recursos Humanos.



“Este ano, atrelamos as ações da Sipat ao Setembro Amarelo. Trata-se de uma semana que acontece anualmente e que atrelamos a ela uma série de atividades, que podem ser palestras ou dinâmicas, que têm como objetivo a conscientização dos colaboradores sobre os acidentes de trabalho. A qualidade de vida no serviço é um dos temas que trabalhamos e isso tem tudo a ver com a saúde mental. É muito importante que o funcionário participe da Sipat, afinal a cultura da segurança do trabalho tem que ser criada e disseminada”, explicou Alessandra Peixoto, técnica de Segurança do Trabalho.

Nappa

Na semana de 25 a 29 de setembro, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (Nappa) levou para os dois campi ações interativas para que as pessoas pudessem participar ativamente, repensando a vida, as emoções e convidando-as a serem gentis consigo e com os outros.

“Este ano, criamos o tema “Janela de Escuta”, de forma a ouvir as demandas, tanto positivas quanto negativas da comunidade acadêmica. Criamos uma árvore para enchermos os galhos com mensagens positivas e a lixeira das emoções para que as pessoas descartem os sentimentos que as vêm assombrando e incomodando. O principal é a conscientização de que precisamos aprender a lidar com as emoções para que elas não nos dominem e para que não cheguemos ao ponto de tirar a vida”, contou Martza Fonseca, coordenadora do Nappa.



Ela lembra aos estudantes que o núcleo está à disposição para atendê-los. “É importante que os estudantes saibam que o Nappa existe, que eles têm um caminho de escuta, que é um espaço de acolhimento, para que superem as fases difíceis e voltem a olhar a vida de forma leve. A equipe do Nappa está à disposição para todos que quiserem ter um momento de diálogo”, ressaltou.

SPA

No dia 25 de setembro, os usuários da Clínica-Escola de Fisioterapia foram surpreendidos por um ambiente cheio de balões amarelos. “Nossa ideia era fazer uma ação em prol da saúde mental, e como temos muitos pacientes na Clínica-Escola de Fisioterapia, aproveitamos para distribuir panfletos, fitinhas amarelas, girassóis e bolas para as crianças. A ideia foi passar para a população os serviços do SPA, trazendo um pouco de conscientização”, explicou a professora Cristiane de Carvalho Guimarães, coordenadora e responsável técnica do SPA. O Serviço de Psicologia Aplicada funciona de segunda a sexta de 8h às 17h. São realizados atendimentos psicoterápicos individuais para as pessoas da comunidade.

Daniel Docasar Serafino Silva é estudante do 9º período do curso de Psicologia e estagiário do SPA, ele foi um dos idealizadores da ação e falou sobre algumas dificuldades enfrentadas pelos próprios estudantes e a carência que Teresópolis têm em saúde mental. “No nosso próprio curso temos estudantes que já tiveram práticas de automutilação, então a proposta da ação é a conscientização, não só neste mês, mas o ano todo. Temos muitos estudantes que são de fora da cidade e que estão longe da família, sem apoio. O município também tem uma dificuldade muito grande na área de saúde mental, então o SPA está sendo um grande movimento do Unifeso para a cidade”, pontuou.



Por Juliana Lila


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.