21/07/2023 18:49:00
Ela chegou para ficar e se tornar tradição no calendário da cidade de Teresópolis: a festança do Arraial do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP), em sua segunda edição, ganhou mais dias de festa, multiplicou atrações e consolidou novos parceiros. Realizada no último fim de semana, dias 14, 15 e 16 de julho, a festa esquentou o clima por todos os espaços do centro cultural atraindo público de todas as idades com sua vasta programação, como dança de quadrilha, casamento na roça, artesanato, shows, brincadeiras, exposições, entre outras atividades culturais e, é claro, as irresistíveis comidas típicas que jamais poderiam faltar.
O Centro Educacional Serra dos Órgãos (Ceso) também movimentou o evento com a Festa Julina, promovendo uma variedade de danças típicas representativas da cultura popular, apresentadas pelos alunos e professores. “Ficou bonito, com espaço para as pessoas se movimentarem bem. É muito bom poder participar deste momento com os filhos e se inteirar do que acontece na escola”, disse Michelle dos Santos Pfister, funcionária pública e mãe de Isabelle, do quinto ano.
A parceria da tradicional Feira do Bosque também somou ao evento e levou mais de 35 expositores, que apresentaram trabalhos desenvolvidos por artesãos locais de diversas áreas, tais como culinária, artes plásticas, cerâmica e tecelagem. “Esta parceria veio para ficar e queremos, ano que vem, ampliar a festa para os quatro fins de semana para aproveitar melhor toda esta produção. Esta é a nossa primeira festa junina de muitas outras que virão”, adiantou Amália Pfero, curadora e idealizadora da Feira do Bosque.
“Ninguém faz arte e cultura de forma isolada. A busca de parceiros, no sentido de revitalizar a economia criativa, é fundamental, porque são pessoas que escolheram ser artistas e educadores, e, nesta perspectiva, precisamos alimentar esta cadeira produtiva da arte e da cultura, de forma que estes artistas e educadores se sintam valorizados, em termos de adequação a realização dos seus trabalhos”, disse a professora Edenise Antas, diretora do CCFPA.
Diante do sucesso do evento, a ideia é que a festa popular fique por muito mais edições no CCFPA. "Desejamos que as novas gerações e próximos gestores abracem esta iniciativa, e que isso contribua para a perpetuação da Fundação Educacional Serra dos Órgãos, esta instituição tão importante. É uma festa dedicada a todos os funcionários, estudantes, professores e gestores do Unifeso, assim como das demais mantidas, como o HCTCO, Ceso e o CCFPA. Tudo isso envolve muito carinho, dedicação e muita responsabilidade, porque esta alegria é uma força revolucionária, e que nos enobrece enquanto seres humanos que querem o bem, que estão dispostos a trabalhar por uma sociedade mais ética, justa e solidária”, declarou Edenise, agradecendo ao Conselho Consultivo do CCFP, ao Conselho Diretor e à Direção Geral da Feso, que apoiaram a realização destas atividades.
Ariano Suassuna como patrono do II Arraial
O patrono deste grande arrasta-pé foi o escritor, filósofo, poeta e professor Ariano Suassuna, que inspirou o tema da festa deste ano: “Cordel Mágico do Sol Encantado”. “Elegemos sempre um patrono na perspectiva de trazermos à luz da sociedade conhecimentos nos campos da arte e da cultura, que são relevantes para se pensar a vida. Ariano Suassuna foi um ícone da sociedade brasileira e um dos idealizadores do Movimento Armorial, que tem esta preocupação de reconhecer o quanto as manifestações artísticas, no caso do nordeste do nosso país, são valorosas e têm um poder de encantamento e que realmente diz do nosso Brasil com esta diversidade toda que a gente vive”, notou.
Na programação do II Arraial, o público pode curtir a apresentação do Grupo Mandacaru; apresentação de teatro e do coral; música com o DJ Welington; apresentações de dança e percussão. O evento teve animação, Cabine de Fotos; brinquedos e atividades no Espaço Ama Leitura.
Mais informações sobre os próximos evento pelo telefone (21) 2644-5770. O CCFPA fica na rua Gonçalo de Castro, 85, no Alto. Os amantes da arte e cultura também podem acompanhar a programação e mais novidades através das redes sociais @feso.proarte. https://www.instagram.com/feso.proarte/
Por Giovana Campos